Thursday, June 08, 2017

CHEIRA A TRUMP POR TODOS OS LADOS

"Cheira a Trump por todos os lados"
Ouvi há dias este trocadilho certeiro na lama que se alastra à volta do personagem que os norte-americanos colocaram na presidência do país ainda mais rico e poderoso do planeta. Não há dia, não há hora, que Mr. Trump, não dê corda à ventoinha a espalhar sujeira à sua volta.

Hoje soube-se que o Irão rejeita as condolências "repugnantes" de Trump. Quem tem acompanhado o desenvolvimento dos confrontos observados nos últimos dias a partir do momento em que Trump visitou a Casa Saud, vendeu quase cem mil milhões de armas, e disse que a Arábia Saudita iria liderar o combate ao terrorismo dos extremistas islâmicos (de gestação sunita, apoiados pela Arábia Saudita!) sugerindo que o Irão é o inimigo a abater, percebe que os pêsames apresentados por Trump após os ataques do Daesh, ontem, ao parlamento iraniano e ao mausoléu de Khomeiny, de que resultaram pelo menos doze mortos, são mais que hipócritas. Entretanto, o isolamento do Qatar, sunita, acusado anteontem de ter financiado grupos terroristas, pode estar relacionado com o pagamento de um resgate de membros da família real do Qatar, mas será sobretudo a proximidade do Qatar ao Irão e a Al Jazira que os sauditas não toleram.
Resumindo: Trump no meio dos árabes é o elefante no paiol de explosivos.

Neste momento está a ser transmitida em directo - cf. aqui - a audiência no Senado do ex-Director do FBI, demitido pelo presidente. James B. Comey acusa o presidente de mentir e de o ter demitido em consequência das investigações à Rússia.
Recorde-se, no entanto, que James B. Comey não mostrou atitude insuspeita de isenção e firmeza de carácter com as suas declarações contraditórias no caso dos e-mails de H Clinton.



No comments: