Monday, May 08, 2017

USEM O TWITTER SE FAZEM FAVOR!

Saio de Sintra em direcção a Lisboa e enfrento na Rotunda do Ramalhão um cartaz, tamanho XL, verde alface, com a mensagem: "Este é o caminho" , e, ao lado, o emblema do PS.
Volto de Lisboa, e à entrada de Ranholas, aparece-me um cartaz, tamanho XL, vermelho arroxeado, com uma mensagem em letras gordas, a branco, a preencher o espaço disponível, "2,1% - Este é o défice mais baixo da nossa democracia " e, ao lado, o emblema do PS.
A concorrer, do outro lado da estrada, colocou o CDS um cartaz, também XL, com a cara da srª. Assunção Cristas e a legenda "Política Positiva". 



Repare-se que nem só os partidos conspurcam as estradas com cartazes. A "Infraestruturas de Portugal", que reuniu as "Estradas de Portugal" e a "Refer" coloca cartazes com a mensagem "Volte Sempre" Volte sempre, aonde?
Note-se ainda que, neste caso, o outdoor do PS foi colocado escondido atrás do cartaz das "Infraestruturas de Portugal". Propositadamente?

(clicar para ver melhor)


Pelo caminho, num sentido e noutro, encontro outros cartazes, dos mesmos ou de outros partidos. Com a aproximação da batalha municipal, a paisagem urbana, ou à volta dela, volta a ser conspurcada pelos outdoors com que os partidos nos querem vender os candidatos. É um negócio tremendo, como diria o safado Mr. Trump, para as agências de publicidade e actividades afins, e não é totalmente improvável que ele, ou a família dele, não estejam interessados no negócio. 

Mr. Trump governa pelo twitter, o que, reconheça-se, é um meio mais eficiente, muito mais económico, e muito mais eficaz, porque atinge directamente um número incomensuravelmente muito maior de eleitores, do que os imundos cartazes.  

Eu não uso o twitter, não sei sequer como funciona. Mas Mr. Trump não quer outra coisa.
Criticam-no pela boçalidade e ausência de conteúdo  das mensagens tuítadas, mas que conteúdo transmitem as mensagens em outdoors de mais de uma dezena de metros quadrados de superfície?
Por que não usam os partidos portugueses o twitter e abandonam os cartazes? 
Porque não têm falta de recursos financeiros?
O PS, segundo as notícias, vd. aqui, tinha em meados do ano passado dívidas que rondariam os 21 milhões de euros. E pedia aos seus dirigentes que pagassem as despesas.
Os outros, quase todos, segundo consta, estão na mesma. Mas não desistem dos outdoors.
Quem paga?
No fim, os mesmos de sempre.

No comments: