Tuesday, January 03, 2017

AZEITONAS EXPLOSIVAS

- Já foram almoçar ao Cantinho do Avillez, no São Carlos? ... Então vão. Tem lá um bacalhau à braz com azeitonas explosivas que são um achado, uma maravilha.


O José Avillez, dono de uma já notável cadeia de restaurantes, desde o económico "Cantinho" até ao estrelado "Belcanto" que fica do outro lado do largo, é um chef de inquestionável sucesso. Mas, note-se e tome-se em boa conta, chef sem é no fim; dos chefes com é no fim, as cadeias são outras. 
Vivemos na era dos chefs. 
Para quem não entra em casa dos chefs entram-lhe os chefs em casa em programas de televisão, em artigos de presença permanente nos jornais e revistas, livros e álbuns de cozinha, e, mais economicamente, por consulta gratuita na internet. 
E, de um momento para o outro, revelaram-se gastrónomos e críticos da especialidade personagens que nunca suspeitáramos que vestissem tais aventais. 
Pelas minhas contas, considerando o que ouço e observo de espaço dedicado às imaginações dos chefs, a culinária criativa está a conquistar espaço às telenovelas.

Há dias recomendava-nos uma amiga nossa acompanhar o bacalhau cozido não com grão mas com puré do mesmo. Tinha lido ou ouvido a receita, e ficara encantada, ela que adora purés e detesta sopas. É normal. Sempre que num restaurante pergunto se há sopa a resposta mais frequente que ouço é que há sopa, sim senhor, mas triturada, para as crianças, os pais muito raramente comem sopa. Se a evolução culinária continuar neste sentido, um dia a humanidade não terá dentes.

 - E que tal as azeitonas explosivas?
- São originais, fazem pfffffffffffff quando as trincamos. Mas não sabem muito a azeitonas, pois não?
- Deve ser por isso que gosto destas. Nunca fui muito fan de azeitonas, sabes. 

No comments: