Tuesday, January 31, 2017

A MÁGICA FRAUDULÊNCIA DA BANCA

Como fazer desaparecer 367 milhões de euros de prejuízos?
A pergunta não é anúncio de programa de espectáculo de magia mas título do insuspeito "Bloomberg Businessweek" desta semana para o artigo - How to Make a €367 million Loss Disapear - que é capa da revista.


A história é contada em três páginas da revista e vale a pena ser lida, ainda que não acrescente muito ao que já se sabe acerca dos contornos das ilegalidades, geralmente impunes, praticadas. sobretudo, por uma parte muito significativa da banca norte-americana e europeia.
Em Portugal, é o que se sabe todos os dias.

A propósito,
extrato de entrevista de Cristina Ferreira e Luís Villalobos no Público de hoje:

Público - Como explica o papel da Goldman Sachs na crise financeira, acusada de várias irregularidades, inclusive de fraude?

António Esteves - Se formos ver todos os grandes bancos de investimento, como Deutsch Bank, por exemplo, aparecem associados a casos. Só que cada vez que há um episódio que envolve a Goldman Sachs ele é projectado de outra maneira. Pergunta: porquê? Não sei. Mas qual é o banco que não teve um episódio?

António Esteves é aquele - vd. aqui - que se propõe comprar o crédito malparado na banca portuguesa com ... garantia pública, depois de, entre outras paragens, colaborar na Goldman Sachs, tendo estado no centro da contratação de Durão Barroso para a Goldman.

Sobre a eventual venda do Novo Banco à Lone Star e Apollo, AA considera que estes "private equities procuram comprar querendo ter um poder negocial alto, pois acham que têm a faca e o queijo na mão" e que estão aqui como salvadores..." 

Oh! Esteves ...! 

No comments: