Friday, December 30, 2016

O GOLPE CONTRA O OCIDENTE

À expulsão de 35 funcionários a Embaixada da Rússia em Washington DC - cf. aqui - em sequência de conclusões dos serviços norte-americanos de que houve interferência da espionagem russa nas eleições que favoreceram Trump, respondeu Putin que não expulsaria diplomatas norte-americanos em Moscovo preferindo esperar pela tomada de posse de Trump de hoje a três semanas. Percebe-se bastante bem a decisão do presidente russo.


Trump corresponderá a este desembaraço do ex-espião russo com um abraço que embaraçará as relações do novo presidente norte-americano com a CIA e o FBI. 
Presumo que a decisão de Obama, conhecida hoje mas já prevista há dias, irá dominar a reacção dos norte-americanos à política externa de Trump, declaradamente favorável à onda nacionalista e xenófoba que irá dominar a Europa e que pode abalar profundamente a União Europeia e a Zona Euro em particular.

Obama fez o que não poderia deixar de fazer. Com as profundas divergências, neste caso em matéria de política externa, entre a administração norte-americana que está de saída e a que entrará a 20 de Janeiro, à partida vence Putin. Falta-nos saber quem mais cavalgará a onda e engrossará o tsunami populista que arrasará a Europa Ocidental. Se, entretanto, Trump não for apeado por revelações públicas das razões que estiveram na origem das sanções à Rússia anunciadas hoje, tendo em conta a natureza e as consequências dessas relações.

Do que possa ocorrer, a única coisa que não irá dizer-se no futuro é que não aconteceu hoje nada de muito relevante. 

A teclar este apontamento impôs-se-me a pergunta:
Foi Philip Roth premonitório em "The Plot Against America? "
Iremos atravessar em 2017 tempos de grande perturbação a nível mundial, e muito em particular, nos EUA e na Europa. Entretanto Putin, para já, ainda não embarcou. Enquanto o nacionalismo russo desvalorizar a degradação económica do país, Putin tem o lugar garantido e regalar-se-á a ver, do seu resguardado ponto de observação, a desorientação das democracias ocidentais.  

No comments: