Monday, December 26, 2016

A CABRA, DE RAUSCHENBERG

A quem possa interessar, fique sabendo que a Cabra, aliás "Monograma" (1955-1959)  de Rauschenberg "tem arsénio e uma perna partida" aqui
Tem fragilidades mas pode viajar, segundo os peritos que a examinaram utilizando as mais sofisticadas técnicas habituais no exame de obras de arte antigas. 


Mais ou menos quando Rauschenberg andava a compor a sua cabra com o pneu à volta, a mim encantavam-me os cabrititos que a "Violeta" paria anualmente no começo da primavera.
Se, por premonição impossível,  tivesse, naquela altura, dito à "Violeta" que uma da sua espécie, mas de pelo mais comprido, e com um pneu à volta da cintura, seria um dia objecto de veneração artística, ela nem me ouviria de tão apressada que estava a chegar, de amojo cheio, até junto dos filhotes.
Mas ficaria intrigada por que irracionalidade vale muitíssimo mais, segundo os critérios dos que ditam o valor da arte humana, uma cabra empalhada, de focinho pintado, e com o pneu à volta, do que ela, viva e sôfrega para dar de mamar aos seus cabrititos.

É uma arte menor a arte da natureza?, terá perguntado a "Violeta" se bem entendi o seu bééé ...!bééé!...bééé! ....

No comments: