Wednesday, August 31, 2016

O JOGO DA CABRA CEGA


Ontem, por avaliação judicial errada de tribunais portugueses, foram os contribuintes portugueses condenados pelo Tribunal Europeu dos Direitos Humanos ao pagamento de 30 mil euros de indemnização à Medipress mais 9 mil de custas de processo. - cf. aqui
Têm os contribuintes portugueses direito de regresso sobre o beneficiário do erro, o sr. Santana Lopes, então primeiro-ministro? 
Não vi até agora questionada a, afinal, injustificada indemnização ao autor do processo. 
Se as leis consentem esta iniquidade, paga quem não deve, recebe quem não devia, deveria ter o sr. Santana Lopes a  hombridade (palavra a cair em desuso por falta de uso)  devolver o que recebeu indevidamente.
Devolverá? A julgar pelos comentários que li hoje, o sr. Santana Lopes estará nesta caçada como o coelho na moita.

Hoje lê-se no Expresso Digital que

"O Tribunal Central Administrativo do Sul condenou o Estado português a pagar uma indemnização ao Expresso, num valor ainda a acordar, por não ter sido autorizada em novembro de 2014 uma entrevista ao então detido preventivamente José Sócrates. A direção das cadeias argumentou na altura que quer o procurador Rosário Teixeira, quer o juiz Carlos Alexandre deram parecer negativo à realização da entrevista, mas nunca fundamentaram devidamente a decisão".

Vai de vento em popa o negócio das indemnizações por responsabilidade civil extracontratual do Estado (leia-se dos contribuintes portugueses) por falhas no exercício das funções dos agentes de serviço público. 
Ventos que também sorriem, pelo andar da carruagem em que se meteu, ou foi metido, ao sr. José Sócrates, condenado na praça pública e, para já, a aguardar, há mais que tempo, recurso em primeira instância num tribunal português.

No comments: