Monday, April 04, 2016

TRÁFICO SUBTERRÂNEO GLOBAL

A globalização não tem preconceitos, alastra-se a todos os campos onde, como diria o outro, o pé do homem é capaz de por a mão. A corrupção, a evasão fiscal, o tráfico de armas, droga e de pessoas, o banditismo em geral, o terrorismo, estenderam tentáculos a todos os pontos do globo, utilizando sempre as mesmas galerias subterrâneas e os mesmos pontos de encontro, os offshores. 

De vez em quando, os ratos sub-reptícios são surpreendidos na ninhada por um levantamento das tampas dos esconderijos, mas esgueiram-se rápidos por uma multiplicidade de saídas oferecidas pelo sistema financeiro global, e, num ápice, já não se lhes põe a vista em cima.
O escândalo do dia - Panama Papers - vem noticiado e comentado aqui e aqui, na sequência de um trabalho de investigação jornalística global - mais um caso de globalização - relatado inicialmente aqui. A descoberto, parece terem ficados visíveis caminhos que conduzem à presença ou passagem de gente famosa, entre outros, o presidente russo, o presidente chinês, Lionel Messi.

Se a globalização é irreversível será também irreversível a globalização do crime sustentado por estes canais subterrâneos financeiros ilegais? Sem dúvida, até ao dia, se esse dia vier a ocorrer, em que a dimensão dos escândalos provocar um abalo do mundo capaz de os destruir.

Até lá, o sr. Putin, o sr. Xi, e outros comparsas continuarão a merecer a confiança dos seus súbditos. E os deuses da bola e de outras artes  musculares a aclamação dos seus  adoradores. 



No comments: