Thursday, January 28, 2016

SUBMISSÃO*

"As autoridades italianas cobriram várias estátuas de nus nos Museus Capitolinos, em Roma, para evitar possíveis ofensas durante a visita de Hassan Rouhani, presidente do Irão. Segundo as imagens divulgadas pela imprensa internacional, Matteo Renzi e Rouhani foram fotografados junto a uma estátua equestre do imperador Marco Aurélio, enquanto à volta os exemplos de nus surgiam cobertos por grandes painéis." - vd. aqui
---
* "Submissão" é também o título do livro de Houellebecq que comentei aqui.
Não sei de outra palavra que resuma melhor a postura de cócoras da cultura ocidental perante a obtusidade civilizacional da cultura islâmica actual.
Curiosamente, em Novembro passado, voltaram a ser expostas no Museu de Arte Contemporânea de Teerão, vd. aqui, as obras de arte coleccionadas pela mulher do Xá,  que se encontravam encerradas num cofre forte desde 1979. Valeram a estas obras agora libertadas - de Picasso, Rothko, Warhol, Pollock, Gauguin, Bacon, e vários outros - não despertarem  aos olhos dos clérigos islâmicos concupiscência que os motive. 

Hitler mandou queimar as obras de arte contemporânea que lhe estavam ao alcance por as considerar "arte degenerada". 
Khomeini só as mandou para a prisão num cofre forte, e Hassan Rouhani libertou-as 36 anos depois. Houve progresso, esperemos que não haja retrocesso.


No comments: