Thursday, November 19, 2015

DENTRO DO ACORDO?

Percebe-se mal a não comparência do PS, vd. aqui, na reunião do grupo de trabalho proposto pelo presidente da Assembleia da República para discutir a evocação do quadragésimo aniversário do 25 de Novembro de 1975. As ausências do PCP, do BE e do PEV provam que, quarenta anos depois, o 25 de Novembro é uma data insuportável porque lhes recorda que naquele dia se esvaíram as esperanças da tomada de poder pela esquerda estalinista e a "democracia burguesa" impediu a implantação da "democracia popular" em Portugal . Mas a ausência do PS, que em 75 tenazmente se opôs aos avanços comunistas,  só pode justificar-se por alguma cláusula escondida no acordo que "permitirá ao PS constituir governo", segundo a enigmática expressão do líder do PCP. 

De qualquer modo, o PS deve uma explicação aos portugueses que prezam os valores democráticos "burgueses" e constituem, seguramente, uma maioria mais que absoluta. 


Já depois de editada esta nota ouço o deputado João Galamba afirmar num programa da Sic notícias que a ausência se deveu a uma "feliz coincidência".

Infeliz resposta.

No comments: