Friday, October 02, 2015

ARRUADA EM CONTÍNUO EM PERSPECTIVA

Se o PS conseguir ganhar as eleições, apesar das sondagens que o prevêm perdedor, por maioria relativa (na maioria absoluta nem os mais fiéis acreditarão já) e for convidado pelo PR a formar governo, só tem uma saída - governar sem suporte maioritário na AR - porque nem o PCP nem o BE lhe darão apoio parlamentar. E a instabilidade governativa precipitará uma crise política que redundará em eleições antecipadas que poderão permitir à coligação de direita obter desta vez maioria absoluta.

Se o PS perder as eleições mas a coligação de direita ficar aquem da maioria absoluta, e em inferioridade parlamentar, a maioria parlamentar de esquerda pode mobilizar-se à volta do PS para impedir o governo de um governo de direita. Se, em tais condições a esquerda for incapaz de reunir-se, pagará um preço elevado nas eleições antecipadas a que um governo miniritário, nas actuais condições internas e externas, muito provavelmente conduzirá.

Se o PS perder as eleições e governar com o suporte do PCP e do BE, poderá enfrentar os credores ou poderão os seus parceiros abdicar das linhas vermelhas insistentemente vêm traçando desde sempre?
Viveremos tempos geralmente muito nublados se no domingo à noite nem a coligação de direita ou o PS obtiverem maioria absoluta.

Continuará a arruada.

No comments: