Tuesday, September 01, 2015

AROUCA E TONDELA EM OFFSIDE

O Financial Times publica hoje, aqui, um artigo - League cries foul at US Soccer Federation’s new rules - muito ilustrativo da forma como nos EUA o futebol, enquanto negócio como qualquer outro, está subordinado às leis que regem as actividades económicas em geral.

A popularidade do futebol, que os norte-americanos chamam "soccer", (vd. uma explicação da origem da palavra, p.e., aqui) tem vindo a aumentar significativamente nos EUA, ocupando agora a quinta posição nas preferências do público. Segundo a Fifa, há nos EUA 24 milhões de praticantes (aprox. 8% da população),  um número apenas ultrapassado pela China*. 
Não sendo o "futebol americano" nem o "baseball" desportos razoavelmente adequados às condições físicas femininas, o "soccer" faz parte, com a natação e o lacrosse, do trio das preferências das jovens norte-americanas**. 
.

O objecto essencial do artigo do FT não é, contudo, a divulgação da crescente popularidade do futebol neste outro lado do Atlântico mas a reportagem de uma confrontação jurídica movida pela North American Soccer League contra a MLS - Major League Soccer - alegando que as recentes alterações violam as leis antitrust por impedirem a inclusão na primeira liga das associações de equipas integradas em campeonatos regionais,
- com menos de 16 equipas (12, anteriormente)
- com menos de 75%  de equipas com sedes em cidades com menos de dois milhões de habitantes (antes, 1 milhão). 
- com estádios com menos de15 mil lugares sentados. 

Uma lei de exlusão destas, em Portugal, incendiava o país.
Um dia, só não sabemos quando, impor-se-á naturalmente.
---
*A título comparativo, refira-se que em Portugal, vd. aqui, houve 162705 jogadores inscritos na FPF na época passada, cerca de 1,6% da população portuguesa. Mesmo considerando que haverá muitos praticantes não federados, teremos de concluir que em Portugal predominam sobretudo os jogadores de bancada.
** Este fim-de-semana assistimos na Virgínia a parte de um torneio de "soccer" (o torneio decorreu durante um dia inteiro) entre equipas femininas de jovens com idades entre os 10 e os 12 anos. Num espaço suficientemente largo foram definidos 12 campos que, avalio eu, teriam metade da dimensão dos campos de futebol profissional, e que permitiam a ocorrência de 12 jogos em simultâneo.  
Não por acaso, os EUA venceram este ano o campeonato mundial de futebol feminino (soccer), detendo o maior número de títulos: 3. Cf. aqui.

No comments: