Sunday, August 09, 2015

SÓ VAMOS TER CANETAS E RÉGUAS. MAIS NADA.

Quem dava esta garantia antes de se ter demitido, hoje, era director da campanha eleitoral do PS. A afirmação está citada no Expresso de ontem num artigo dedicado a mais um cartaz afixado a noite passada. Por ele ficamos a saber que o PS conta gastar na campanha eleitoral, pré-campanha incluída,  26 milhões de euros, menos 40% do que gastou em 2011, e que a maior parte da poupança é feita com brindes.

Vai o novo director, nomeado, hoje alterar o orçamento da campanha e, nomeadamente, preferir optar pela oferta de mais brindes? Não sabemos. O que sabemos é que os partidos políticos portugueses, em geral, continuam a tentar pescar votos usando iscos idênticos aos utilizados pelas acções marketing que nos anos 60 do século passado promoviam a venda de detergentes oferecendo baldes de plástico aos clientes.

Resulta? Parece que resulta. De outro modo não continuariam os partidos a pescar com  isco passado. Mas é degradante porque, implicitamente, parte do princípio que uma grande parte do eleitorado é manifestamente imbecil para se deixar iludir com minhoca podre. Não tem o PS outros argumentos a apresentar para além de uma barragem cerrada de outdoors, canetas e réguas, para convencer o eleitorado que as suas propostas merecem a preferência dos votantes?

O programa do PS para estas eleições mereceu aplausos até de alguns analistas ou comentadores da área do actual executivo. Mas que percentagem do eleitorado leu o programa? 2%? Quantos o entederam? 1%? Talvez mais, mas certamente, relativamente, poucos. Supera-se esse défice de interesse ou capacidade de entendimento com outdoors, canetas e réguas? Se o objectivo for o voto a qualquer custo talvez não chegue.

Portugal confronta-se, apesar de alguma recuperação, com dificuldades que só uma mobilização sustentada em políticas percebidas e aceites pela grande maioria dos portugueses pode superar. Mas essa condição sine qua non é incompatível com uma campanha de guerrilha onde as dificuldades são escamoteadas e os guerrilheiros procuram a conquista de um terreno armadilhado acenando caramelos aos eleitores.


No comments: