Monday, August 17, 2015

ÉS RICO, POBRE OU ESTÁS NA MÉDIA?

O El País publicou ontem aqui um artigo sustentado num estudo/programa inter activo da OCDE - ¿Es usted rico, pobre o está en la media? Calcúlelo aquí. 

Para alguns o programa será talvez irrelevante. Ou são bastante ricos ou muito pobres para não lhes restarem dúvidas da posição que ocupam na curva de distribuição de rendimentos. Em todo o caso, como o programa permite simular a situação relativa da cada um supondo que habita noutro país qualquer, a comparação pode surpreender muita gente.  

Hoje, o mesmo diário publica aqui um outro artigo, - ¿Cuánta gente cumple años el mismo día que tú?- desta vez recorrendo a um programa interactivo - population.io - do Banco Mundial com alcance bastante mais extenso do que o título fará supor.

1 comment:

Bartolomeu said...

O último programa interactivo, o populatiion, colide frontalmente com os interesses de astrólogos e cartomantes, sobretudo aqueles que publicam em revistas. Suspeito que ao realizar a pesquisa, muitos curiosos irão perceber que é impossível milhões de pessoas em todo o mundo, vão naquela semana conhecer grandes oportunidades de negócio e uma potencial tendência para ter sucesso nos negócios e no amor. Com o consequente prejuízo para as editoras das revistas.