Monday, July 13, 2015

ESTA NOITE COMEÇOU O FIM DA UNIÃO EUROPEIA


Donald Tusk @eucopresident

EuroSummit has unanimously reached agreement. All ready to go for ESM programme for with serious reforms & financial support.

Após 17 horas de discussões os chefes de Estado e de Governo chegaram a acordo por unanimidade, segundo as notícias desta manhã. 
Tsipras aceitou subscrever um acordo que, muito provavelmente, não vai conseguir fazer cumprir, mesmo que tivesse todo o tempo para isso, e algumas das medidas impostas pelos seus parceiros europeus terão de ser adoptadas já esta semana. 

A União Europeia iniciou esta noite a viagem de retrocesso ao ponto de partida.
Tanto melhor, dirão muitos, que ignoram ou fazem por ignorar as razões pelas quais a União começou a sua lenta viagem há quase 60 anos atrás.
---
Correl. - Depois do acordo o desacordo

Habermas ataca Angela Merkel
Jürgen Habermas, uma das referências intelectuais da construção europeia, acusou a chanceler Angela Merkel de “desbaratar” os esforços das gerações anteriores na reabilitação da imagem da Alemanha no pós-guerra, ao adoptar uma atitude dura para com a Grécia. Segundo o The Guardian, o filosofo alemão considerou que Merkel levou mesmo a cabo “um acto de punição” contra o Governo de Tsipras. “Temo que o Governo alemão, incluindo os sociais- democratas, tenha desbarata- do numa noite todo o capital político que uma Alemanha melhor acumulou em meio século”, disse ainda Jürgen Habermas. 
in Público de 17/07/2015

No comments: