Wednesday, June 24, 2015

A INDIGNAÇÃO DO MARQUÊS

Ouço na rádio e confirmo aqui que 152 diplomas atribuidos, entre outros, a polícias, seguranças e um fadista,  pela Lusófona foram anulados na sequência das diligências efectuadas pelo Ministério da Educação depois das notícias que revelaram ter o então ministro Miguel Relvas ter obtido num ano licenciatura em Ciências Políticas e Relações Internacionais com a realização de quatro exames. Ainda, segundo as mesmas notícias, Nuno Câmara Pereira, o fadista atingido pela auditoria às provas das suas habilitações académicas diplomadas pela Lusófona, está indignado. Por quê?

Aparentemente, ao sr. Nuno Câmara Pereira não falta o brilho dourado de um título brasonado. Sua Excelência é Marquês, 3.º Marquês de Castelo Rodrigo, (de jure), segundo a Wikipédia. Preferirá ele, por razões de imodéstia mal contida, que seja confundido no larguíssimo conjunto de milhares de engenheiros e subalternizar a sua condição aristocrática tão robusta e tão rara, preferindo que o tratem por engenheiro? Ou por Marquês Engenheiro Fadista Câmara Pereira?



Há uns anos atrás o A.C., então presidente de uma grande empresa industrial, teve uma audiência com o Ministro do Planeamento, um engenheiro professor catedrático com pedigree. Durante a conversa, o Ministro, certamente convencido que à frente de uma empresa industrial só poderia estar um engenheiro, começou e insistiu em tratar A.C. por sr. engenheiro. Sr. engenheiro, isto, sr. engenheiro aquilo, até que A.C., aproveitando uma pausa no discurso do ministro, lhe diz em jeito confidencial:

- Sr. Ministro eu não sou engenheiro.
- Não é engenheiro??? Então o que é?
- O que sou, não tenho a certeza. Mas tenho a certeza do que gostava de ser. Gostava de ser Conde.


Vasco Moscoso de Aragão era rico, ainda jovem e bem apessoado. Tinha o favoritismo das mulheres e a amizade desinteressada de uma legião de amigos. Mas um dia deu em andar triste. Por quê? Não tinha um título. Os seus amigos eram doutores, engenheiros, comandantes, ele era só Vasco Moscoso de Aragão, Seu Aragãozinho para os mais íntimos.
.
"- Senta aí seu bestalhão. - Quer dizer que se você tiver um título acaba essa tristeza, essa cara trombuda? ... - Pois eu vou arranjar-lhe um, ..." . ( E arranjou)
O título de Vasco era dos verdadeiros, dava-lhe o domínio dos rios, dos grandes lagos e dos mares, estava autorizado e tinha direito a comandar navios de todas as nacionalidades e bandeiras, em todas as rotas, nos cinco oceanos. Armado com o direito internacional marítimo e a ciência da navegação astronómica.
- Agora - disse-lhe o coronel quando terminara e Vasco segurava amorosamente o diploma - vamos comemorar. Comandante Vasco Moscoso de Aragão, leão dos mares, tome do leme, e leve-nos às putas! - Jorge Amado/Os Velhos Marinheiros    

No comments: