Monday, May 25, 2015

PODERIAM CHAMAR-LHE PARA TANSOS, SGPS

O Ministro da Economia afirmou hoje durante a inauguração de um "Call Center" da PT (sem SGPS) em Vieira do Minho que, vd. aqui, a PT (SGPS) esteve anos ao serviço de "interesses egoístas". 
É-me difícil entender o qualificativo utilizado pelo ministro porque os interesses a que ele se refere não foram, nem continuam a ser, meramente egoístas. Em matéria de negócios, de um modo ou de outro, em última instância, os interesses defendidos por quem os conduz são sempre egoístas. Não há negócios altruístas.

Ora o que se passou na PT SGPS, e continua impune, foram actos de burla em larga escala porque ninguém consegue explicar como é que os principais detentores do capital aparentemente abdicaram de interesses e posições excepcionalmente relevantes. Ouvidos o governador do Banco de Portugal e o presidente da CMVM na comissão parlamentar de inquérito ao caso BES, ambos mostraram estranheza pela aceitaçãode um conjunto de movimentos que levaram a que accionistas de uma coisa que continua a chamar-se Portugal Telecom SGPS detenha (ou a promessa de ter) acções da Oi, e nenhuma participação na PT propriamente dita. 
Se mais não fez, porque não soube ou não pôde fazer, a CMVM bem poderia impor, para boa clarificação da situação, agora que a PT é outra coisa, que a Portugal Telecom SGPS mudasse de nome.

---
Notáveis, os recentes discursos do primeiro-ministro na inauguração de uma queijaria em Aguiar da Beira, onde apontou Dias Loureiro como empresário modelar, e do ministro da Economia na inauguração de um "Call Center" em Vieira do Minho. Exemplos de investimentos de alto valor acrescentado e tecnologia de ponta ?

No comments: