Friday, January 09, 2015

EM FRANÇA A LEI É FRANCESA

Do ZC. recebi esta manhã um e-mail sobre o assunto do dia.
Título do e-mail: I am NOT Charlie, da autoria de The Saker, que desconheço em absoluto quem seja.
Depois li o Público (obrigado ZC!) e deparo com um artigo - Terror em França - Ficamos mais seguros sem o Charlie - da autoria do director de "O Inimigo Público", que afirma "não sou humorista, sou jornalista". 

Duas, certamente entre muitas outras, posições contra a corrente - Somos Charlie -, ainda que o artigo do director de "O Inimigo Público" se contorça à volta de argumentos e dúvidas, e remata com duas perguntas: Precisamos deles (dos humoristas do Charlie)? É preciso responder?

Nunca li o "Charlie Hebdo", o que conheço do semanário satírico tem-me chegado através das referências transmitidas por outros jornais. Mas não tenho quaisquer dúvidas em colocar-me ao lado daqueles que se afirmam do lado do "Charlie". Por uma única e elementar razão: Em França, a lei aplicável é a lei francesa. Os jornalistas, os humoristas do Charlie, de qualquer jornal ou qualquer outro meio de comunicação social, todos os cidadãos franceses, os residentes ou simples visitantes são subordinados da lei francesa, e apenas da lei francesa, pelos actos que praticarem em solo francês. Quaisquer outros argumentos têm de considerar-se irrelevantes, quaisquer que sejam as bases que os pretendam sustentar.

Mas já não é irrelevante conhecer o percurso, aliás, os percursos, da Sharia, a lei islâmica. 
"Heaven on Earth" é uma boa resenha de uma história que começou há catorze séculos. 

1 comment:

Unknown said...

O direito a ter um credo ou credo nenhum é direito inalienável e inquestionável. A liberdades é mandatoria na UE para todos sem excepção e especial cuidado deve ser tomado aos direitos das crianças, mulheres e minorias especialmente se normas de credos as ponham em causa.