Thursday, December 11, 2014

RICARDO E OS ELEFANTES

Leio que "o GES desapareceu porque era um baralho de cartas". De burro-em-pé, deduzo. Mas é uma metáfora que não explica a razão que moveu Ricardo Salgado a dedicar-se a um jogo que, fatalmente, acaba sempre pelo derrube do baralho.

Os banqueiros não sabem gerir actividades não financeiras. Presumem que sabem, mas não sabem, e quando avançam pelos caminhos mais escorregadios de outras actividades económicas, o mais certo é estatelarem-se. Pode a sua inabilidade para nadar fora das suas águas ser transitoriamente compensada pelo poder financeiro que detêm, mas, mais tarde ou mais cedo, perdem o pé e afogam-se em águas que não dominam. O poder financeiro que Ricardo detinha deu-lhe e sobrou-lhe para comprar a conivência de Zeinal Bava e companhia, pagando-lhes exorbitantemente a troco de uma gestão financeira danosa da PT. Até ao dia em que o baralho cedeu ao peso dos elefantes criados por Ricardo,  e o Zeinal, um passarão exótico, voou para o lado de lá para sair do jogo, como era de crer, com uma indemnização à americana.

A reabertura da bolsa, depois do vendaval desencadeado em Abril de 74, e a subsequente constituição de sociedades financeiras a caminho de serem bancos, vieram suscitar o aparecimento de banqueiros como cogumelos na sua temporada. E todos bons, vangloriavam-se eles. Industriais, com I grande não vingou nenhum. E se um ou outro enfunou bem a vela na reabertura da banca, e pretendeu ser bem sucedido na indústia,  guinou mais tarde para actividades menos arriscadas, ou, mais simplesmente, especulativas.

Ricardo Salgado caiu derrubado pela manada de elefantes que criou, e que lhe sairam brancos.
Mais lhe valia ter-se ficado pelos bancos. A ele e a nós que teremos, de um modo ou de outro, de contribuir para o peditório que os desastres dos banqueiros desencadeiam.

No comments: