Sunday, October 26, 2014

PATETICAMENTE EDUCADOR

O sr. Passos Coelho, no encerramento das jornadas parlamentares dos partidos que suportam o seu governo, acusou, vd.aqui, com incontida irritação jornalistas e comentadores de serem preguiçosos e orgulhosos, e de patético o que se ouve nas televisões e se lê nos jornais, por não verem ou desvirtuarem as virtudes evidentes do OE para 2015. Todos os jornalistas e todos os comentadores? Não há excepções convenientes? Já se passaram todos para a concorrência?

Admitamos que a crítica negativa compensa, que a apologia do governo não vende jornais nem sustenta as audiências televisivas, e que o governo do sr. Passos Coelho é vítima de uma orquestrada campanha para o derrubar. E que, resumidamente, o OE 2015 é uma peça de excepcional governação que só por preguiça e por orgulho (ou por gorgulho?) os media pateticamente treslêm. E, então? Pretende o sr. Passos Coelho ser o grande educador da classe media?

Se pretende, a lição tem de ser outra. 
Há relativamente pouco tempo trouxeram de novo, com novos dados, os jornais à baila um caso em que o sr. Passos Coelho é, porventura mal, suspeito de irregularidades em tempos idos  envolvendo dinheiros públicos. A acusação é grave, e não prescreve politicamente, considerando as suas actuais funções. Assim sendo, está a perder o sr. Passos Coelho uma oportunidade soberana para dar uma lição aos plumitivos que se atreveram a escrever o que, talvez por preguiça na recolha e confirmação de informações, não poderão provar.

Se, assim fosse, se as notícias não passam de atoardas, deveriam ser sacadas as cartas profissionais aos caluniadores e pesadamente multados os jornais veículos das calúnias. Se não, faltam ao sr. Passos Coelho razões morais para ainda estar a apresentar o OE 2015.

No comments: