Sunday, September 21, 2014

FADO

- Olha quem ele é, o Dâmaso!
- Viva o meu amigo RF!Tudo bem contigo?
- Tudo, seria exagero. E tu, que fazes por aqui?
- Vim ouvir a Bobone ... Conheço-a desde miúda. E, agora, ala!  A Bobone sabe cantar, as outras gritam demais  para os meus ouvidos. 
- O Carlos do Carmo, o António Zambujo ...
- O Carmo não é fadista. É um grande cantor mas não é fadista. E eu gosto mais das mulheres.
- Continuas na mesma...
- Não volto as costas ao inimigo. Continuo com as minhas exigências.
- E com os Espíritos Santos, continuas?
- Oh! Não, não. Saí de lá, sei lá, há mais de dez anos. Mas a bem. Continuamos amigos. Sempre me dei bem com os Espíritos Santos, e continuo a dar. Mas apareceu-me uma oportunidade melhor e dei  o salto.
- Para onde, pode saber-se?
- Pode, claro que pode, não tenho segredos para o meu amigo RF. Colaboro há muito tempo com os R.
- Com os R.?? 
- É verdade, com esses mesmos. Onde poderás encontrar um assessor financeiro ao teu dispor. Prometo desta vez fazer melhor. E tu, o que fazes agora?
- Nada. Para ser mais preciso, quase nada. Reformei-me.
- Ah! Mas eu também, claro, também estou reformado. Mas continuo a trabalhar, agora com os R., como te disse. Com a reforma pago a renda de casa, tenho uma casa boa, à Estrela, pago uma renda cara. Nunca me deu para comprar casa. Gosto mais assim. Uma casa é como uma mulher. Se te casas, tens mais problemas em mudar. São dois péssimos investimentos. É por isso que nem me caso nem compro casa. E assim posso mudar de umas e doutras consoante a oferta no mercado.
- E carro, continuas sem carro?
- Também continuo sem ter carro. Toda a gente tem carro, eu não tenho sequer carta de condução. Acho horrível ter de conduzir, sabes?
- E o teu tio, que é feito dele?
- Continua em Paris. É amigo pessoal do Sarkozy, sabias?
- Não, não sabia.
- O velho é um poço de astúcia. Sempre que vem a Lisboa fica lá em casa. 
- És o herdeiro ...
- Digamos que ele é o meu protector. Agora tenho de ir, vem ali o carro eléctrico, se não apanho este tenho de ir a pé para casa. E se vem chuva, fico num pingo. Hoje está difícil apanhar táxis. Gostei de te ver! Estás na mesma! O que é que tu fazes para estares sempre na mesma?! Tens aqui o meu cartão...
- Professor Universitário ?!
- Dou Mercados Financeiros na Lusófona. É um facilitador... Aqui está o eléctrico. 
 Liga-me, e vamos almoçar um destes dias. Valeu?


No comments: