Wednesday, September 03, 2014

ASSIM VAI O PAÍS DO CARNAVAL

Sempre considerei uma rotunda tolice afirmar-se que mais feriado menos feriado não aquece nem arrefece a economia, salvo no Jardim das Delícias. 
  
                                                      Hieronymus Bosch (1504) - Prado

Há dois dias atrás, o ministro da Economia do Brasil, Guido Mantega, afirmou que - vd. aqui -, "foi por culpa da Copa do Mundo que o país entrou em recessão técnica, ... (Tinham razão os que saíram às ruas para impedir sua realização)... a Copa do Mundo ... deveria ter servido, segundo o Governo, para "fazer a economia crescer", costuma ser assim em todos os lugares onde acontece, porque movimenta uma série de engrenagens industriais, comerciais e de infraestrutura que estimula a economia do país ...mas o Brasil não só não cresceu com a Copa do Mundo, que trouxe ao país 600.000 estrangeiros, como encolheu sua economia "porque houve feriados demais".

Se às perdas económicas se juntar o peço do vexame da goleada alemã, a Copa redundou num desastre de dimensões incalculáveis. Aliás, nada que não nos tivesse também acontecido com o Euro 2004, uma competição de menores dimensões que deixou uma herança de dívidas com que irresponsavelmente se construiram e renovaram estádios, alguns dos quais desde então se encontram às moscas. A mania das grandezas navegou de cá para lá.

Daqui a dois anos, o Rio acolhe os Jogos Olímpicos mas as probabilidades de um novo fracasso desportivo são incomparavelmente menores. Primeiro, porque as infraestruturas não completadas a tempo para a Copa estarão prontas para os jogos de 2016; depois, porque os brasileiros devem ter aprendido alguma coisa com o desastre da Copa; e depois ainda, porque sendo o Brasil o país do futebol, os brasileiros passam bem com menos feriados durante os Olímpicos.

Entretanto, porque o vexame da Copa deixou mossas profundas no governo da sra. Dilma Rousseff, que, como era esperável, pode perder o lugar daqui a dois meses. Curiosamente, (talvez o advérbio mais adequado seja naturalmente) os resultados da eleição presidencial em Outubro estarão agora, vd. aqui, nas mãos dos pastores Evangélicos, sobretudo de Silas Malafaia, que comanda o Ministério Vitória em Cristo da igreja Assembleia de Deus e é um dos principais líderes evangélicos do país. Depois do Carnaval e da Copa os brasileiros contam agora com a iluminação divina. 


No comments: