Thursday, September 18, 2014

A VIDA É FEITA DE NADAS

aqui contei como, ainda adolescente, me tornei leitor de Torga e admirador precoce da sua personalidade. Muitos anos mais tarde, E., reparando na estante a minha afeição pelo poeta de São Martinho de Anta,  disse-nos que o médico escritor era seu primo, aliás primo de sua mãe, e um dia, inesperadamente, ofereceu-nos uma tijela antiga, da série Estátua, da Fábrica de Sacavém, garantindo-nos que era naquela peça de cerâmica que o primo Adolfo comia as sopas. Agradecemos a gentileza mas não considerei nunca muito estimável o valor da peça enquanto suposta relíquia. 


Ontem, pelo acaso de uma olhadela fortuita a um daqueles livros que comprámos a mais para o tempo que vamos dispor para os poder ler todos, regalei-me com este texto de Luís de Oliveira Guimarães retirado de "Aquilino Ribeiro através do seu ex-líbris":

 "Raul Brandão, tendo ido, uma vez, a São Miguel de Seide visitar a casa onde viveu e morreu o romancista do Eusébio Macário, contava depois, num grupo de amigos: - Vi, há dias, Camilo em Seide ... E, após um momento de silêncio, ante a expectativa dos que o rodevam, continuou: - Isto é, vi o seu boné de pala e a sua cadeira de braços!

Henrique de Campos Ferreira Lima, que era um garrettiano fervoroso, ofereceu, certa ocasião, ao museu da Academia das Ciências de Lisboa uma chávena que pertenceu a Garrett: uma chávena de porcelana inglesa, verde-malva, levemente doirada no bordo e na asa, marcada das iniciais do poeta e do timbre das suas armas. Lembro-me de Júlio Dantas escrever, por essa altura, que, ao examinar aquela chávena que as mãos de Garrett por certo tantas vezes haviam tocado, tivera a sensação radiosa, não só de que via Garrett, mas de que o ouvia".

A tijela de Torga não é de porcelana inglesa mas é verde-malva, não tem o bordo doirado mas ligeiramente estalado, e não há nela qualquer marca nem timbre de quem a usou. Contudo, nenhuma falta de sinais heráldicos na portuguesíssima peça, até porque sendo Torga um princípe não era visconde,  justifica a minha falta de ouvido. Vou passar a estar mais atento. A fé exige predisposição. 

No comments: