Sunday, July 06, 2014

SEJA COMO FOR, SOU CONTRA

Leio aqui que os três partidos da oposição critiam a nomeação de Vitor Bento para a presidência da comissão executiva do BES. Leio, e a primeira pergunta que me faço é: o que é que eles têm com isso? O BES é um banco privado, não foi recapitalizado com intermediação do Estado, é à assembleia geral de accionistas que compete, e a mais ninguém,  confirmar a nomeação provisória daqueles que têm o apoio dos dois maiores accionistas do banco e que representam cerca de 40% do capital do banco.

Não encontro outra resposta que não seja a que decorre desta estreiteza política que leva a oposição, qualquer que ela seja, de aproveitar tudo o que vê à mão como arma de arremesso. E, naturalmente, a banalização do movimento acaba sempre por aumentar a indiferença dos cidadãos relativamente à vida política pelo uso e abuso de questões menores ou, como é o caso, de assuntos que não são da sua conta enquanto agentes partidários. Precisa o senhor Seguro de desviar as atenções da opinião pública da confusão reinante na casa que ainda lidera? Precisa. Ė da natureza do seu partido que o senhor Jerónimo de Sousa capitalize todos os trocos que encontra? É. Impõe-se ao partido do senhor João Semedo fazer prova de vida de hora a hora considerando o estado crítico em que se encontra? Impõe.

Percebem-se as intenções. O que não se percebe é que com a pulverização de acusações ao governo, algumas delas atiradas sem olhar quaquer alvo, estejam os da oposição a minimizar as medidas realmente críticas que o governo tomou ou se prepara para tomar.

No comments: