Monday, July 14, 2014

O SACO DE PRIMOS

O primo Ricciardi não quer mais sentar-se ao lado de gente não idónea, sendo suposto que se refira, além do mais, ao primo Ricardo. Significa isto que, mesmo no momento de maior turbulência do saco, os primos se continuam a esgatanhar desalmadamente entre si. No entanto, a pública recusa de Ricciardi poderá ter pelo menos uma vantagem para o futuro do BES: a de inviabilizar a insitucionalização de um conselho estratégico, uma ideia enjorcada com o intuito de manter a bordo os espíritos santos e garantir-lhes rendas generosas. Um orgão que será (que seria, espera-se) perturbador se não for (fosse) completamente inútil.

Os accionistas do banco encontram-se representados no conselho de administração, e a gestão  compete à comissão executiva que ontem tomou posse. Para que pode servir um conselho estratégico que, de mais a mais seria constituido por quem o Banco de Portugal impediu que continue a sentar-se no conselho de administração? E que, repetidamente, já mostraram que há muito deixaram de se gramar uns aos outros? Se a gestão do BES será sempre extremamente complicada nos tempos mais próximos a intromissão dos primos, ainda que velada, será um factor de entropia que o mercado não vai deixar de penalizar.

Ao meio dia de hoje, depois do retorno à bolsa com nova administração,  as acções do BES estão a perder cerca de 7%. Enquanto os espíritos santos pairarem por ali não há água benta que, só por si, possa sossegar os outros espíritos. 

E a recapitalização à moda da  troica, intermediada pelo governo, seguir-se-á dentro de alguns dias.
---
Correl.- Família Espírito Santo em risco de perder BES
Act. - (15/7) - Incumprimento na PT provocaria insolvência desordenada do GES
Vítor Bento quer confiança dos mercados. Acções estiveram a subir 5% mas voltaram às quedas .
BES afunda 15% para fechar nuns inéditos 0,38 euros por acção
Acções da PT atingiram novo mínimo histórico com receios de incumprimento da Rioforte
Escândalo do GES chega à Suiça ou quando os ricos ficam pobres
(16/7 ) - Carlos Costa conduz BES a uma subida de 20%, a maior de sempre
(17/7) - Intervenção pública na banca é sempre cenário de último recurso
BES pode ser o maior escândalo financeiro da história de Portugal
Presidente da Rioforte abandona "holding" de topo da família Espírito Santo  
M L Albuquerque: Não estamos a preparar a recapitalização do BES
Depois de uma recuperação sensacional de 20%, as acções do BES estão a perder hoje quase 8%. Uma delícia para os especuladores.
(18/7) - Banco de Portugal terá sondado interesse do Santander no BES
(30/7) - BES precisa de 1500 a 3000 milhões de euros de capital após registar prejuízos históricos
"O Governo já assegurou junto do BCE que há 6.400 milhões disponíveis para ajudar recapitalização do BES. O colapso do GES e alegadas actuações ilícitas causaram perdas de 3.250 milhões no banco, ou seja, 90% dos maiores prejuízos da história da banca."

No comments: