Saturday, June 14, 2014

HÁ MAIS ALGUMA COISA EM QUE LHE POSSAMOS SER ÚTEIS?*

- Bom dia. Serviço ao cliente MEO. Informações sobre ... marque 1 ...
(música) ...  
- Bom dia,  fala F., em que posso ser útil?
- O meu nome é R., e  ligo porque estou a ler publicidade do vosso concorrente NOS oferecendo um serviço de características semelhantes ao vosso por um preço que é significativamente mais baixo: 59,99 euros contra 85. Gostaria de saber o que me podem dizer sobre isto?
- Pode indicar-me, por favor, o seu número de cliente?
- xxx xxx xxx
- Dá-me licença que consulte a sua factura?
- Faça favor.
- Agradeço que me conceda algum tempo para analisar ... ... ... Senhor R., o seu contrato permite-lhe a visuação de ... canais de televisão, internet com   ... megabites de velocidade, ... ... .... E está a pagar uma mensalidade de 79,99 euros mais a box, no total 85,18 euros. Correcto?
- Foi o que eu disse.
- E diz-me que a concorrência oferece o mesmo conjunto de serviços por 59,99 euros. Correcto?
- Também foi o que eu disse. Aliás, é público. Estou certo que vocês sabem melhor disso que eu.
- Analisando o seu contrato, o mais que poderemos fazer é oferecer-lhe o preço do aluguer da box, cerca de 5 euros por mês, desde que aceite um novo período de fidelização de dois anos.
- Quando terminou a fidelização do actual contrato?
- Em Maio.
- Bom. Nesse caso posso rescindir sem penalização. Que vantagem é que eu tenho em manter o contrato MEO por 80 euros mensais se posso ter o equivalente por 60?
- A decisão é sua sr. R.
- Muito bem, vou ligar ao concorrente, faço o contrato e já volto para pedir o cancelamento.
- Há mais algum assunto em que lhe possa ser útil?
- Não, obrigado. Bom dia!
---
- Muito bom dia, o meu nome é S., em que posso ser-lhe útil?
- Bom dia!, o meu nome é R., gostaria que me confirmasse que serviços estão incluídos no pacote com o preço anunciado de 59,99 euros.
- Com muito gosto. Por esse valor ficam à sua disposição os seguintes serviços ... ... ... ... ... ...
- Por quanto tempo é válido o preço de 59,99 euros?
- Durante o período de fidelização de 24 meses. Se no fim desse período se mantiver connosco, o preço continuará a ser o mesmo. 
- Muito bem. Pretendo fazer o contrato.
- Muito obrigado. Precisamos apenas de alguns elementos ... O seu número de ... ou de ....
-  xxx xxx xxx
- Dê-me apenas alguns instantes para proceder ao registo do contrato.
- Faça favor.
- Obrigado pelo tempo qu esteve à espera. Quando é que podemos instalar o equipamento em sua casa?
- Preciso de saber primeiro quando poderá ser desligado serviço MEO.
- Normalmente levam 15 dias, no máximo. Podemos instalar o nosso equipamento quando quiser. Pode ser já hoje. A nossa primeira mensalidade, com lhe disse, é gratuita.
- Muito bem. Marcamos para o dia 24. Pode ser?
- A que horas é mais conveniente para si?
- Depois das nove.
- Fica marcado. Muito obrigado.
- Bom dia!
- Bom dia e obrigado.
---
- Bom dia, serviço ao cliente MEO. Informações sobre ... marque 1 ... 
 (música) ...
- Bom dia, fala G., em que posso ser útil?
- Pretendia cancelar o contrato MEO ...
- Com certeza. E pode dizer-nos porque razões pretende cancelar?
- Já as expliquei ao seu colega F., há uns minutos atrás, mas posso repetir. ... ... ...

- Nesse caso, senhor R., terá de ligar para o número ... de gestão de contratos.
- Mas esse número é pago. 
- Sim, é pago, mas nós daqui não podemos fazer a transferência de chamada.
---
- Bom dia, fala H., em que posso ser útil?
- O meu nome é R., pretendo cancelar o contrato ...
- Com certeza. Mas pode dizer-nos , por favor, porque razão pretende cancelar?
- Já expliquei a dois outros colegas seus. Mas posso repetir.
- Dá-me licença que veja a sua última factura?
- Faça favor.
- Desculpe o tempo que esteve à espera, realmente a única redução que podemos neste momento fazer é o valor do aluguer da box.
- É uma proposta que não faz sentido, não é? Repare, e vou repetir o que disse aos seu colegas, o que me propõem é eu poupar 5 euro por mês para continuar a pagar mais 20 euros por mês. É uma proposta aceitável para quem não souber comparar 5 com 20. 
- A conclusão é sua, Senhor R.
- O que devo fazer então para cancelar o contrato?
- Deve enviar-nos um formulário que pode obter numa das nossa lojas por fax ou carta registada.
- Muito bem. Bom dia.
- Há mais alguma coisa em que possamos ser-lhe útil?
- ... Não, não há. Obrigado, bom dia.
---
- Bom dia! 
- Bom dia! Diga.
- Pretendo cancelar o contrato MEO ...
- Já terminou o seu período de fidelização?
- Ontem um colega seu, em contacto telefónico, disse-me que terminou em Maio. Mas faça o favor de confirmar.
- ... ... ... Nós aqui na loja não estamos autorizados a aceitar cancelamentos de contratos. Só eles é que o podem fazer. Vou ligar para lá e o senhor fala com os colegas.
- Faça favor.
- .... .... ... Bom dia! Em que posso ser-lhe útil?
- Pretendia cancelar o contrato MEO. Falei ontem com um colega seu que me disse que deveria vir a uma loja preencher um formulário ...
- E pode dizer-nos que razão o leva a cancelar o contrato? O senhor tem connosco ... e....e ...e ... Correcto?
- Corretíssimo. Mas, conforme já expliquei a quatro outros colegas seus, o NOS, por um conjunto semelhante de serviços cobra menos 25 euros por mês do que aquilo que vos estou a pagar.
- Mas nós podemos, como o meu colega já lhe terá dito, oferecer o valor do aluguer da box a partir de agora.
- É uma boa oferta para quem não souber fazer contas simples. Cinco é cinco vezes menos que vinte e cinco. Correcto?
- Nesse caso peço-lhe que me conceda algum tempo para registar o cancelamento do contrato ... ... ...
(Como a chamada é paga já devo ter na próxima factura uma conta equivalente a uns dois meses de box ...) ... Já fiz o cancelamento. Agora irá receber uma carta confirmando ... e a última factura de acerto de contas.
- Fico à espera. Bom dia!
- Há mais alguma coisa em que possa ser-lhe útil?
... ... Não. Não há, obrigado, bom dia!
---
- Bom dia. Serviço ao cliente MEO. Informações sobre ... marque 1 ...
(música) ...  
- Bom dia,  fala F., em que posso ser útil?
- Bom dia! Estive há pouco na vossa loja e cancelei o contrato. O seu colega disse-me que iria receber uma carta e a factura de acerto de contas. Posso saber o que terei de pagar?
- Dá-me um pouco de tempo para analisar o seu processo?
- Faça favor (a despesa de telefone continua a aumentar)
- Senhor R., o seu contrato de fidelização só termina em Março de 2015. Se rescindiu tem de pagar as mensalidades até essa data.
- Essa é boa! Um seu colega, e os senhores podem confirmar isso nas gravações, uma vez que tudo fica gravado, disse-me que a fidelização terminou em Maio, falei já com quatro colegas seus a quem disse das razões que me levaram a cancelar, e nenhum me falou em custos por rescisão antecipada do contrato.
- Tivemos um problem informático no sistema...
- Que culpa tenho eu disso? E agora, que faço, se já fiz contrato com a NOS?
- O equipamento NOS já foi instalado?
- Não, claro que não. Fiz o contrato ontem.
- Pode rescindir com a NOS.
- Essa é uma decisão que me compete a mim tomar. Os senhores são responsáveis pelas consequências das infomações erradas que me prestaram. E agora?
- Pode anular o pedido de rescisão do contrato que tem connosco. Mantemos a oferta de redução do valor do aluguer da box ...
- É uma oferta incompetente ou desonesta. Digo isto sem pretender ofendê-lo a si, está no exercício das suas funções, segue o manual. Mas, ou é uma proposta incompetente, pensada por alguém que não sabe fazer contas de somar e subtrair de dois dígitos, ou é desonesta tentando cativar quem está distraído para uma proposta leonina: pretende amarrar o cliente durante 24 meses, oferecendo uma redução de 5 euros por mês por abdicação de uma poupança de 25 euros mensais dentro de nove meses. Aliás, a incompetência, ou a desonestidade, maior, escolha a que preferir, é ainda a ameaça de me apresentarem uma factura de 765 euros por rescisão que dizem antecipada, sem que, depois do primeiro funcionário que me atendeu me ter dito que o período de fidelização ter terminado em Maio, nenhum dos outros, e foram cinco, ter informdo que o período de fidelização ainda não tinha terminado.
- Mas o senhor R., sabia que o seu período de fidelização só terminava em Março de 2015 ...
- Não sabia nem tinha como saber.
- Está no contrato.
- Não está no contrato.
- Onde é que fez o contrato? Pelo telefone ou em loja?
- Em loja.
- Se tivesse sido pelo telefone poderíamos mostrar-lhe a gravação-
- Mas foi em loja. Tenho o documento escrito.
- E não recebeu e concordou com as condições gerais estabelecidas no contrato?
- Não me entregaram nenhumas condições para além daquelas que constam do contrato que assinei. 
O contrato refere condições gerais no verso mas o verso está em branco. Posso prová-lo? Podem vocês provar o contrário? Por outro lado, como se explica que tendo havido tantas análises ao processo só agora reparam que  o período de fidelização só termina em Março do próximo ano? Que faço agora com o contrato que assinei com a NOS depois de ter repetidamente falado convosco?
- Mas o seu contrato connosco está dentro do período de fidelização e não há nada mais que possamos fazer. 
- Anule o pedido de cancelamento do contrato. 
- Dê-me uns instantes, por favor .... Fica anulado o cancelamento. Deseja aproveitar a redução do preço da box?
- Francamente, depois de tudo o que disse, a si e aos seus colegasm acha que faz sentido a repetição da sua proposta? Não lhe disse já que sei que cinco é cinco vezes menos vinte e cinco?
- A decisão é sua.

- Bom dia!
- Há mais alguma coisa em que lhe posso ser útil?
- Bom dia. (Há. Mais competência e honestidade da parte da PT no relacionamento com os seus clientes. Se, como disse uma das funcionárias, o site informático tinha colapsado, deveriam ter informado não poder dar as informações pretendidas por indisponibilidade momentânea do sistema. Nenhum dos funcionários intervenientes pediu desculpas pelas contrariedades provocadas ao cliente. Não devem estar autorizados pelos manuais) 
 --- 
*Cópia enviada para aqui

No comments: