Tuesday, March 11, 2014

SETENTA E MUITOS MAIS

Manifesto dos 70 é o assunto do dia.
Um documento que só será divulgado na íntegra amanhã, mas de que já se conhece o suficiente para perceber o sentido do conteúdo. Até agora, não conheço reacções contrárias fora do círculo governamental, salvo uma " profunda discordância"  afirmada aqui, que considera errado pretender-se    
reestruturar-se a dívida antes de ser reestruturado o Estado.    O que, diga-se em abono da verdade, seria pertinente se nāo tivessem o governo e a troica a tratar há longo tempo disso, com onze avaliaçōes positivas.

De qualquer modo, há uma opiniāo que conta mais que as outras, fora do círculo governo: a do Partido Socialista, subscritor do memorando de entendimento e candidato a governar. Espera-se que diga que documento assina por baixo.

----
Correl. - Freitas do Amaral, um dos 70 subscritores do Manifesto diz isto.
Quem discorda? Há muita coisa por fazer, sem dúvida. O que nāo significa que, uma vez feita, fique solucionado o sufoco da dívida. Mas é elementar que nāo pode, razoavelmente, pedir o devedor a restruturaçāo  da dívida sem cuidar antes do modo como se apresenta.










1 comment:

Pinho Cardão said...

Caro Rui:
Um documento, neste momento sem qualquer sentido, falho de oportunidade, demagógico até mais não.
Não se anunciam restruturações, fazem-se ou vão-se fazendo. Os manifestadores não têm uma palavra sobre um ponto prévio, que é o da reforma do Estado, sem o que tudo voltará ao mesmo. E gostava de saber quantos dos subscritores estão dispostos a fazerem Hair-cut dos seus certificados de aforro ou certificados do tesouro. Ou, de entretanto, terem que pedir mais dinheiro para capitalizar os Bancos que aderissem à operação.
A reestruracao de segmentos da dívida vem sendo feita pelo IGCP e pelo governo, dilatando prazos, recomprando, diminuindo taxas.
O Manifesto é um desconchavo e é risível que o Eng. Cravinho, um dos responsáveis maiores pelo actual estado das coisa, seja o seu promotor.
Desculpa, Rui, mas isto é uma brincadeira de mau gosto.