Sunday, July 21, 2013

EM LEGÍTIMA DEFESA

"Cavaco vai manter o governo", anteviu ontem à noite o comentador-porta-voz-não-autorizado da presidência da República, o que não é uma antevisão por aí além. Ao PR, depois da sobreposição dos interesses partidários  na mesa das negociações não resta mais que uma alternativa: reconhecer o revés da tentativa e passar adiante sem mais reparos. O governo está no pleno exercício das suas funções, e a remodelação proposta (ou a propor pelo governo) não tem que ser anunciada publicamente pelo PR. A eventual constituição de um governo de iniciativa presidencial foi já repetidamente considerada pelo PR como não constitucional desde a revisão de 1982. A convocação de eleições antecipadas ficou ainda mais distante desde a rejeição na AR da moção de censura proposta pelos Verdes.
 
No entanto, receio que Cavaco Silva não vai deixar de ceder à tentação de aproveitar a oportunidade para desancar* naqueles que, explicita ou implicitamente, se opuseram imediatamente à sua proposta de um acordo de salvação nacional invocando, sem rodeios, a sobreposição dos interesses partidários. Foi neste sentido uma das suas intervenções a partir das Ilhas Selvagens, um dia antes da ruptura das negociações anunciada pelo secretário-geral do PS, é improvável que não volte ao tema hoje à noite.
 
---
Correl . -  (Para memória futura) Parceiros sociais pedem acordo célere, consistente e realista para evitar consequências imprevisíveis

---
* Não se confirmou. CS ignorou os adversários do compromisso. Fez bem.

1 comment:

Anonymous said...

" receio que Cavaco Silva..."Como se pode recear que uma cambada de incompetentes, traidores, inuteis e umbiguistas sejam desancados? Para alguns será mesmo pouco,o julgamento seria a forma mais adequada de os tratar.