Sunday, June 30, 2013

OS ESTÁDIOS DA IGNORÂNCIA - SEGUNDA PARTE


Quando, há onze dias atrás, escrevi aqui um apontamento a partir de um vídeo que circula na net - Não, não vou ao Brasil para ver a Copa do Mundo de futebol!, - estava longe de supor que a repulsa da jovem brasileira Carla Dauden prenunciava uma revolta onde a embriaguez futebolística seria um dos cartazes mais exibidos pelos manifestantes. O futebol não deixou de ser o ópio do povo brasileiro mas os sintomas de repulsa são agora demasiado evidentes para serem ignorados, confirmando assim  que a consciência cívica se alastra quando os níveis de pobreza se reduzem.

Dilma Rousseff não vai assistir à final da Copa das Confederações, Brasil - Espanha, temendo uma vaia de consequências imprevisíveis no Maracanã. O que não deixa de ser, aparentemente, paradoxal
é a queda brutal da popularidade de Dilma nos últimos dias, precipitada a partir de um facto inicial - aumento das tarifas dos transportes públicos em algumas cidades - de que Dilma não é, certamente, mentora e propulsionado, além do mais, por críticas aos investimentos exorbitantes para o campeonato do mundo de futebol do próximo ano.

Apesar desta vaga anti futebol despesista, o Maracanã vai encher-se com mais de 60 mil entusiastas da bola e muito orgulhosos do seu escrete canarinho, a grande maioria dos quais gostaria de lá ver Dilma para lhe dedicar uma monumental vaia. O estádio da ignorância, tal como cá, tem ainda dimensões bem superiores aquelas que a consciência colectiva de uma democracia adulta consente.

No comments: