Wednesday, June 19, 2013

ESTÁDIOS DA IGNORÂNCIA

Não, não vou ao Brasil para ver a Copa do Mundo de futebol!,

garante Carla  Dauden,  brasileira, directora de fotografia nos EUA, e denuncia os gastos absurdos de um povo atormentado por problemas sociais em tão larga escala que nem o ciclo de prosperidade recente tornou menos evidentes.
 
"O mundo tem que saber o que realmente está acontecendo" num país que vai gastar milhares de milhões de dólares para a organizar o mundial de futebol em 2014 e os jogos olímpicos em 2016. Só o mundial de futebol pode custar aos contribuintes brasileiros 30 mil milhões de dólares “mais do que o que custaram os três últimos mundiais juntos”  – e tudo num país que ocupa o 85º posto no ranking de desenvolvimento humano, onde "13 milhões de pessoas passam fome”, onde o “analfabetismo pode atingir os 21%” e “onde muitas pessoas morrem à espera de tratamento médico”. “Esse país precisa de mais estádios?"
 
Não precisa.
A denúncia de Carla não vai parar a máquina em vias de montagem com os entusiasmados aplausos de uma embriaguez quase geral. Só a consciência cívica colectiva de um povo sabe avaliar até que ponto o seu país precisa de mais estádios. Lamentavelmente, e pelas razões apontadas no vídeo, o povo brasileiro, à pergunta de Carla, responderá esmagadoramente que sim, que precisa de mais estádios. Só mais tarde, quando a factura for apresentada a pagamento, os brasileiros perceberão que os tinham enganado nas contas.

Fala a experiência própria, Carla.
---
Correl. - Protestos violentos regressaram em São Paulo.

No comments: