Thursday, April 11, 2013

AINDA HÁ OURO NO BANCO DE PORTUGAL?

Há muito tempo que procuro e não obtenho resposta para uma questão simples: porque não vende Portugal uma parte significativa das suas reservas de ouro? Se bem me recordo serão cerca de 382 toneladas e já valerão qualquer coisa como 16 mil milhõers de euros. Portugal detem (ou detinha?)  um dos mais elevados valores de reservas de ouro per capita do mundo. O produto da venda de uma parte deste ouro poderia (proposta de Miguel Cadilhe feita há uns anos atrás) ser aplicado na indemnização de funcionários públicos dispensáveis, reduzindo-se o défice público estrutural.
Coloquei esta questão neste caderno de apontamentos várias vezes, e perguntei a gente supostamente informada porque é que não se vende o ouro. As respostas que tenho obtido têm sido as mais díspares, desde a sensibilidade psicológica social do assunto até à eventual impossibilidade determinada por leis ou compromissos comunitários que ninguém me identificou. Tanto quanto julgo saber Miguel Cadilhe também não voltou ao assunto. De vez em quando a questão é referida na imprensa mas não suscita qualquer eco da parte dos inúmeros comentadores com palco assegurado nos media de largo alcance.  
Hoje, leio aqui que o governo cipriota pretende vender parte das reservas de ouro para angariar 400 milhões de euros e financiar parte do resgate financeiro a que vai ser sujeito. Afinal o que é que impede Portugal de fazer o mesmo?
Já foi vendido?
E não nos disseram nada?
---
Num dos meus apontamentos sobre o assunto ocorreu-me ver nos romenos, que durante algum tempo  nos cruzamentos das ruas de Lisboa pediam esmola esboçando um sorriso tímido onde brilhavam dentes de ouro, a imagem de Portugal falido mas com respeitáveis reservas de ouro no seu banco central.

1 comment:

Anonymous said...

em tempos de crise economica o ouro valoriza porque varios bancos centrais imprimeme notas para pagar as dividas, isso causa uma desvalorizção da moeda e consequentemente algumas pessoas procuram ritirar as suas poupanças dos bancos e comprar ouro para se protegerem da desvalorização da moeda, os estados unidos por exemplo recentemente imprimiram imensos dollars para dar "liquides" aos bancos devido a crise de 2008. se eu fosse americano e tivesse dinheiro no banco parado levantava e comprava ouro porque nos proximos anos vai notar-se a inflação... e mesmo os bancos centrais de todo o mundo andam é a ver ser compram ouro para dar "cobetura" a suas respectivas moedas, a alemanha por exemple pediu ouro que tinha emprestado ao estados unidos da america recentemente e eles precisam de um prazo de 7 anos para o devolver porque não o têm provavelmente...