Friday, March 22, 2013

NÃO ME IRRITEM!

É o que, ontem, terá dito Merkel aos cipriotas. Ela ter-lhes-á, realmente, dito que não abusem da paciência da Troica, o que, realmente, dá no mesmo. Ao mesmo tempo, o BCE, um dos três pilares da troica, notificou Chipre que a partir da próxima segunda-feira não há mais abonos, o que, a concretizar-se, significaria o primeiro chuto num país membro da zona euro. Esta tarde, o Parlamento do Chipre aprovou controlo de capitais com o objectivo de evitar a fuga de capitais, e a televisão estatal referiu que o governo de Chipre poderá propor uma taxa de 15% sobre os depósitos bancários superiores a 100 mil euros, isentando os depósitos abaixo daquele limite.
Admitindo que parlamento cipriota acabará por aprovar a penalização dos depósitos, atingindo sobretudo os depositantes estrangeiros, principalmente russos - o que, considerando as circuntâncias relevantes será a medida socialmente mais justa -, não é difícil prever que o sector financeiro, de que  a economia de Chipre é fortemente dependente, cairá de bruços.
O Norte da Europa, com Angela Merkel no papel de protagonista da tragédia europeia, que agora coloca Chipre entre a espada e a parede, não ignorava, aliás, ninguém minimamente informado ignorava, os pés de barro em que já se sustentava a economia cipriota quando admitiu Chipre como membro de pleno direito da União Europeia e da Zona Euro. Como não ignorava a economia de fantasia que durante mais de uma década alimentou as ilusões da generalidade dos habitantes do sul.
Não só não ignorava como sustentou e se sustentou dessa ilusão inevitavelmente transitória.
Até onde se atreverá Angela Merkel e seus seguidores a intimidar os europeus do sul com mais envergadura com repreensões do género com que hoje se dirigiu aos cipriotas sem estilhaçar de vez a Europa levando-a à beira de um conflito bélico após, apenas, sessenta e cinco anos de paz?

4 comments:

Anonymous said...

Dizem as "más línguas" que Itália se seguirá: http://globaleconomicanalysis.blogspot.pt/2013/03/german-economist-proposes-one-time.html

Anonymous said...

" Angela Merkel...intimidar os europeus do sul".
Não deixa de ser bizarro que quem defende a unidade europeia utilize frases que são, elas sim, profundamente divisionistas.Mas agora este tipo de frase populista é fácil e populista.
A grande divisão é entre bons e maus governantes, entre cidadãos com consciencia civica ou sem ela, e outros factores que até existem no seio de qualquer membro da UE.

rui fonseca said...


Por defender a unidade europeia é que me repugnam os cada vez mais evidentes sintomas de desagregação do que tinha sido construido até agora.

E o discurso de Angela Merkel está a contribuir frequentemente para um confronto entre o norte e o sul que me parece demsiado evidente para não repararmos nele.

Quanto é que está em jogo no Chipre? Dez mil milhões? Só o BPN, que não tem culpados ainda apontados, aproxima-se desse valor.

Não. Chipre, vale, a muitos títulos muito mais. É pena que Merkel repare, só agora, apenas nos famigerados dez mil milhões.
E faça disso uma ameaça.

João Vaz said...

"conflito bélico" ??
Nós temos 170 tanques, os espanhóis cerca de 500, será que os vamos por a marchar para Berlim ...
A hipótese é ridícula.