Wednesday, March 13, 2013

FUMO AMARELO

O que não é mau sinal. Significa que desta vez as discussões estão mais apertadas porque é cada vez mais evidente que não pode desatar-se o imbróglio continuando a puxar para o mesmo lado. O examinando estará, presume-se, a mostrar-se menos atento, venerador e obrigado com o examinador.

Ouvi esta manhã na rádio que "patrões e sindicatos estão de acordo que um ano é insuficiente para corrigir o défice". Mas, depreendi que também não disseram quantos são precisos. Ou não fizeram as contas ou não conseguiram acertar com resultados aceitáveis alterando apenas o prazo.
 
Quando um dia a História julgar os portugueses de hoje será implacável com a estroinice a que se entregaram, embriagados pelo crédito com que os aliciaram os bancos, e a vergonhosa submissão às exigências impostas por uma troica que elegeu como objectivo maior a salvação do sistema financeiro.

Repito-me: a solução do endividamento excessivo de Portugal não é, ou não é principalmente uma questão de tempo. Nem o endividamento das famílias portuguesas.  Hoje soube-se que  - vd. aqui -  que

"o Governo aprovou novas medidas de apoio às famílias endividadas, que impõem um limite de 27,5% nos juros de crédito aos cartões de crédito e descobertos bancários, e de 19,5% para créditos pessoais, medidas que põem fim à eescalada de juros que no final de 2012 se aproximaram dos 40%" .

Alguém de boa fé e com um mínimo siso acredita que alguém que não paga  a totalidade do valor utilizada num cartão de crédito mensalmente alguma vez vai poder pagar depois o que não pagou antes com juros 27,5%/ano em cima?  Entretanto, os bancos e outros parabancários continuam a pressionar os portugueses a endividar-se.

Brincamos, senhores banqueiros?

----
Correl.- Estudo do FMI conclui que austeridade pode fazer subir a dívida pública
As descobertas que estes (estes quê) fazem!
 

2 comments:

Bartolomeu said...

Um caso que nos merece reflexão.
Concluindo-se de imediato que O Espírito Santo, não é convocado para presidir a estas avaliações Troikianas.

rui fonseca said...


Não sei, não, Bartolomeu.
O Espírito Santo tudo pode ...e neste país pode mais que ninguém. Dizem.