Sunday, February 10, 2013

ROSÁRIO

... fico sempre enervada com estas esperas nos médicos. A empregada mandou-me cá estar às quatro e meia, ainda não eram quatro já cá estava, já são seis e meia, e ainda aqui estou à espera que me chamem...venho cá porque uma amiga minha foi operada às cataratas por este senhor doutor, ai como é que ele se chama? Relvas? Não, não é Relvas, Relvas é outro, não me lembro da especialidade desse ..., Vinagre ... É isso mesmo, este é o doutor Vinagre. É otorrino .., otorrino, não, disparate, é oftalmologista, otorrino é dos ouvidos. Também estou a precisar de ir ao otorrino, não é que eu esteja surda, só um pouco dura de ouvido. Uma amiga minha foi operada às cataratas e ficou muito bem, ... eu não sei se tenho cataratas, mas acho que não, o médico não me disse que tinha cataratas, só me disse que por agora não tinha de ser operada,  vejo bem ao longe, ao perto é que preciso de óculos, já uso óculos de ver ao perto há muitos anos, mas a minha amiga insistiu que viesse a uma consulta, que na minha idade é preciso saber se não poderia ter cataratas ou glaucoma, vim cá há uns três meses, o doutor receitou-me umas gotas, mas não sei para que servem as gotas, ele não me disse e eu também não lhe perguntei, já era tão tarde, ... mandou-me vir cá passados três meses, e é por isso que cá estou, ... na primeira consulta perguntei-lhe o que é que era pior, se ter cataratas ou glaucoma, disse-me que nenhuma é boa mas as cataratas são mesmos más. A senhora tem glaucoma? Ah, se tem cataratas terá de ser operada. Também tenho colesterol. Pois, a senhora também, agora toda a gente tem colesterol, ando a tomar uns comprimidos que o médico me receitou mas dizem-me que faz mal já não sei a quê. É sempre assim com os remédios, para fazerem bem a umas coisas fazem mal a outras, quando começamos com desarranjos se não caímos para um lado cairemos para o outro... Também tenho hipertensão arterial mas parece que não tem nada que ver com a tensão ocular. E tomo também uns comprimidos para os ossos... Eu não, para a cabeça, por enquanto não tomo nada. ..Veja bem as horas que já são, já começa a escurecer e ainda tenho de voltar para a Parede. Vou daqui a pé até ao Cais do Sodré para apanhar o comboio, mas vou aterrorizada de medo até casa, com tanto vagabundo à solta, uma pessoa nunca sabe se vai chegar inteira. Moro na Parede, sim, moro sozinha, agora moro sozinha desde que o meu marido morreu, fez este mês cinco anos. Ah, a senhora também é viúva? De alzaimar? O meu marido morreu da diabetes, veja bem. Nem o pai nem a mãe tinham diabetes e ele morreu da diabetes, parece que a diabetes é hereditária mas não de pais para filhos. Custou-me muito a morte do meu marido, custou-me mais a morte do meu marido que a morte da minha mãe,  e eu gostava muito da minha mãe, gostava mesmo muito, mas não sei, talvez por uma questão de solidão, sei lá. Tivemos dois filhos, o meu filho foi para os Estados Unidos, trabalha na Universidade, trabalha na Universidade mas não é professor, é engenheiro informático, quando ainda cá estava participou num curso de informática e convidaram-no a ir para os EUA, para o Ilinois, e ele lá foi. Já lá está há uns anos. De vez em quando vou lá, muito raramente, claro, porque as viagens são caras e muito fatigantes, e depois de estar lá dois ou três dias fico logo com vontade de voltar para casa. Agora vai trabalhar para a Califórnia, ofereceram-lhe um lugar na Califórnia e ele aceitou. Acho que está bem. Mas fica-me mais longe, já não vou ter forças para ir até lá, e ele, não tem tempo para me vir visitar. É assim. A minha filha mora na Damaia , tenho duas netas, quando as miúdas eram pequenas ajudei a criá-las, ia para lá todos os dias de semana, agora as moças já estão crescidotas, passam o dia na escola, só lá vou quando me convidam, sabe como é, se não nos convidam sentimos-nos a mais, não é? Eu sinto isso. Já não as vejo há uns dois meses. De modo que passo os dias em casa, vou até à loja comprar os precisos, faço as minhas refeições, leio e vejo as telenovelas. Aborrecem-me os noticiários. Só desgraças. Se não fossem as telenovelas não sei como passaria o tempo. É por isso que me aflige a ideia de um dia destes não poder ver. Desde o dia que a minha amiga fez operação às cataratas que não consigo deixar de pensar nisto: Oh meu Deus, e se eu arranjo umas cataratas e a operação não corre bem, como é que eu vou passar os meus dias?

No comments: