Sunday, February 03, 2013

O NEGRO E O VERMELHO

Subitamente, o El País publicou ontem informações que denunciam um escândalo de corrupção e favorecimento político que atingem vários dirigentes do partido do Governo e, nomeadamente, Mariano Rajoy é acusado de ter cobrado en negro. Rajoy negou imediatamente e anunciou que irá publicar na internet cópias das suas declarações de rendimentos e dos bens que possui, em seu nome, evidentemente. 80% dos espanhóis afirmam que aqueles que receberam por baixo da mesa deverão demitir-se. O que vale por dizer que a Espanha entrou numa fase de convulsão política que vai levar ao rubro a já sobre aquecida situação social do país vizinho.
 
Pode Rajoy publicar os documentos oficiais que entender mas, obviamente, essa exposição voluntária não torna transparente aquilo de que é acusado: se cobrou em negro, não colocou o negro no branco. Até onde irão os efeitos desvastadores deste furacão, ninguém sabe. O que se sabe é que a instabilidade política, já severamente ameaçada pelas pretensões independentistas que abanam o governo em Madrid, irá determinar uma degradação dos níveis de confiança dos espanhóis, já fortemente abalada pela recessão e taxas de desemprego recorde, e provocará, provavelmente, um retrocesso na evolução observada recentemente  dos custos da dívida.
 
Nada disto é inócuo para Portugal. Um agravamento da situação económica em Espanha repercurtir-se-á inevitavelmente nas exportações portuguesas, uma recaída na desconfiança dos investidores estrangeiros relativamente a Espanha não os encaminhará para os títulos da dívida soberana portuguesa dadas as repercussões negativas de um eventual agravamento da situação recessiva em Espanha sobre a nossa economia.
 
Se assim for, a ida aos mercados, o santo e a senha da libertação prometida, terá de esperar que o furacão passe e alguma confiança fique ainda de pé.
 
 

1 comment:

Unknown said...

Um apelo aos Sr. jornalistas “o que é nacional também é bom”! Tanto destaque a casos de financiamento ilegal de partidos no estrangeiro (pp espanhol), então e os casos portugueses?

http://jornalismoassim.blogspot.pt/2013/02/uma-polemica-quais-os-ingredientes.html