Wednesday, February 06, 2013

FRANQUELIMENTE

Adensa-se a confusão depois da polémica decisão de nomeação de Franquelim Alves como Secretário de Estado. Hoje o ministro da Economia deu o corpo às balas quando defendeu a nomeação em função da honestidade demonstrada por Franquelim Alves ao comunicar ao Banco de Portugal um conjunto de informações que facilitaram a compreensão da fraude cometida no BPN. Miguel Relvas, em declarações prestadas esta tarde garante que Franquelim Alves foi o primeiro a chamar a atenção para as irregularidades praticadas no BPN - vd aqui - mas os testemunhos abonatórios dos ministros colidem com os factos revelados em vários media - vd, por exemplo, aqui.
Franquelim Alves, que a maioria não consentiu que se deslocasse à AR para esclarecimentos, será entrevistado amanhã, pelas 21 horas, na RTP.

A nomeação de Franquelim Alves veio repor o julgamento do caso BPN adormecido nos tribunais na praça pública. Franquelim Alves, um personagem menor na farsa em que se tornou o julgamento da maior burla de sempre, encontra-se agora no centro do proscénio sob a luz intensa dos holofotes mantendo na sombra os principais protagonistas dos crimes cometidos. Amanhã irá, sem o confronto de contraditório insuspeito, persuadir a sua inocência e o seu contributo para o esclarecimento do polvo logro multi tentacular que continua por esclarecer. E que em cada dia que passa se escapa a julgamento, os responsáveis punidos, os desfalques pelo menos parcialmente recuperados.

Porque nada acontece neste país de mansos costumes que reabilite a dignidade de um povo enxovalhado e roubado, mansamente, eu, tu, ele, nós, vós, pagaremos por aquilo que eles abocanharam e a incompetência da justiça deste país é incapaz de fazer regurgitar. 

Franquelimente, não passamos disto.

No comments: