Friday, January 04, 2013

A ROLHA DO REI DA CHINA

O Washington Post de hoje volta a denunciar aqui a censura ao pensamento, que é um dos sustentáculos de qualquer ditadura, quer ela se diga de direita ou de esquerda, e a ditadura chinesa não se sabe de que lado se encontra,   Alguns, ingenuamente, esperariam que os líderes comunistas chineses, eleitos recentemente, iriam relaxar o controlo censório nomedamente sobre o Weibo, uma rede semelhante ao twitter  utilizado por 30% dos navegadores chineses na internet.

Na China, 30% de utilizadores seja do que for, é um mar de gente. Pois os novos senhores da China não só não deram quaisquer aberturas aos sites mais populares como estão a cortar-lhes as vasas com que vinham fazendo algum jogo de oposição ao regime. Até onde pode o povo chinês continuar aliciado pelo crescimento económico suportar a falta de liberdade de pensamento é uma incógnita que ninguém saberá decifrar, pelo menos enquanto a fila dos que esperam a vez de entrar na China que cresce a olhos vistos se medir em muitos milhões de candidatos.

Outro alvo perseguido pelos censores chineses  é o cartoon. O humor tem uma capacidade ímpar de desconstrução de qualquer regime, político ou religioso, subordinado a um pensamento único. Se o deixam voar, levantam os prisioneiros do regime os olhos do chão.

Com mão-de-obra ao preço da chuva, sem sindicatos, sem liberdade de imprensa, o capitalismo chinês só por incomparável ironia ainda se reclama comunista.




2 comments:

Luciano Machado said...

Mais curioso ainda: A Sina Weibo Co.
é cotada em Wall Street e financiada com capitais americanos.
Estes meandros da alta finança!!!
Abrç
L

rui fonseca said...

Olá Luciano!

E por que não?
Na China predomina o capitalismo mais florescente do mundo, o paraíso capitalista.

Abç