Wednesday, October 17, 2012

MIGUEL DE VASCONCELOS

A coligação, meus amigos, está (se ainda estiver, a estas horas) por um fio.
Não é que eu tenha acesso a fontes geralmente bem informadas ou esteja bem relacionado com fontes anónimas. Não. Limito-me a olhar para que lado sopram as opiniões de quem tem o dom de antecipar o sítio certo onde se colocar mal pressente a mudança de ventos. Tal é o caso, entre vários outros, por exemplo, do ilustre causídico senhor José Miguel Júdice. Afirmava ele ontem (vd aqui):

"Gosto de chamar ao professor Gaspar 'Miguel Vasconcelos' [...] Vasconcelos era o homem que quem mandava em nós acreditava que devia estar a governar", afirma relacionando com o ministro das Finanças. "Não acho que [Gaspar] seja perverso, acho que faz o que tem de fazer e merece todos os elogios num país onde ninguém faz o que tem de fazer".

São sibilinas as palavras deste Miguel quando evoca o outro. Miguel de Vasconcelos, era o homem que quem mandava em nós (Filipe IV de Espanha) acreditava que devia estar a governar. Tinha 50 anos de idade quando foi atirado pela janela do Paço Real para o Terreiro do Paço. Segundo Júdice, Vítor Gaspar, de 51 anos de idade, estará simplesmente a fazer o que tem de fazer, isto é, obedecer às ordens de quem, efectivamente, (Fräulein Merkel) hoje manda em nós.

Júdice é sibilino, se não é apenas irónico, quando dá a Gaspar o merecimento de todos os elogios num país onde ninguém (excluindo Júdice, supõe-se) faz o que tem de fazer.

Todos ao Terreiro do Paço! O senhor  José Miguel Júdice já vai a caminho.



 

No comments: