Sunday, September 23, 2012

O JOGO DA CABRA CEGA

O PGR, Pinto Monteiro, enviou recentemente ao Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) todos os elementos de que dispunha no âmbito do caso Freeport - cópia do acórdão do Tribunal Colectivo do Montijo e um CD contendo a gravação áudio da prova testemunhal produzida em julgamento -, e solicitou que se apure a eventual intervenção do ex-primeiro-ministro José Sócrates. (aqui) ... O antigo chefe de governo poderá assim defender o seu nome, após nunca ter sido ouvido em qualquer momento, quer na fase de inquérito, quer durante o julgamento como testemunha.
 
O PGR Pinto Monteito cessa funções em Outubro. Durante anos, a PGR declarou que José Sócrates não era arguido nem suspeito. Por isso nunca o interrogou, mesmo quando era público e notório que o nome do então PM estava a ser posto em causa por notícias que circulavam nos media e enxovalhado na praça pública. Sete anos depois de terem começado a surgir denúncias da imprensa portuguesa que José Sócrates alegadamente renunciou restrições ambientais, depois da intervenção do tio e primo,  (e permitiu) a concessão de licença à empresa britânica Freeport para construir o shopping Alcochete, o PGR admite as suspeitas e reabre o processo.
 
Nada disto é inédito, nada disto era imprevisível. O que é intrigante é o súbito estremunhar do PGR Monteiro - que resolveu diligenciar a situação junto do DCIAP, apesar da certidão extraída pelo Tribunal do Montijo ainda não ter chegado aquele departamento - num momento em que se esperaria que estivesse mais preocupado em arrumar as malas para sair aposentado.
 
Porquê? É mistério público.
 
 

No comments: