Thursday, August 30, 2012

SE É SECRETO, DIVULGUE-SE

Leio aqui que "uma lista com quase 1.500 nomes que identifica os mais influentes na loja do Ocidente, do Grande Oriente Lusitano (GOL), publicada no início deste mês no blogue "Casa das Aranhas" está a lançar o "pânico" na instituição".

Porquê?

Nunca percebi, e continuo a não perceber, por que razões não assumem os maçons a sua filiação nas irmandades em que comungam de ideários supostamente generosos. Houve tempo e lugares em que foram perseguidos mas não é, nem é previsível que venha a ser o caso, nas sociedades democráticas em que vivemos. 

Percebo e concordo com aqueles que defendem (por exemplo, com este) que nenhum cidadão deve ser obrigado a declinar a sua filiação em associações, tidas por secretas ou não. A menos que seja intimado a fazê-lo por agentes de justiça, se for relevante para o processo. Mas daí a entrarem pânico se lhes descobrem a inscrição em lojas  da especialidade, vai uma distância que pode fazer retinir muitas suspeitas.
.
A história da primeira República está recheada de incidentes, conflitos, conivências, traições até, engendradas nas sombras dos templos maçónicos. Sem as conspirações convocadas pelos maçons, as turbulências, as revoltas, que provocaram a emergência da Ditadura, a história contemporânea de Portugal seria outra, e dificilmente poderia ter sido pior. Não foi, nem é, portanto inócuo o envolvimento da maçonaria na política. Não é por acaso que uma grande parte dos actuais deputados à Assembleia da República tem filição maçónica. Mais do que nas sedes dos partidos, é nos templos maçónicos que são em grande parte engendradas as listas que depois somos convidados a votar. 
.
Se a revelação dos filiados maçons provoca pânico nas suas hostes, convinha que nos dissessem porquê.   

No comments: