Tuesday, July 17, 2012

DOM JANUÁRIO E OS PESTICIDAS

Ouço na Antena 1, esta manhã, que Portugal "está a abusar de pesticidas ilegais" ( cf aqui) e, mais adiante o Bispo das Forças Armadas afirmar que "este governo é profundamente corrupto" (cf aqui). Eu vejo tudo, garante dom Januário.

O que há de comum entre uma notícia e outra? A ausência de detalhes. Ficámos a saber que em Portugal se usa e abusa na utilização de pesticidas ilegais que, naturalmente, prejudicarão a saúde dos cidadãos. A rádio pública, preguiçosamente, limita-se a ler a notícia que lhe chegou sem averiguar e informar os ouvintes, que lhe pagam os serviços, que pesticidas ilegais estão a ser abusivamente utilizados. Aquele pequeno trabalho, que daria à notícia o valor acrescentado que lhe falta, não foi feito.

Quanto a Dom Januário, que se acostumou a levar a sua frontalidade para lá das fronteiras do razoável, acusa estes tipos (sic) do governo de serem corruptos, ressalva depois que serão alguns, mas não diz quais são nem de que actos de corrupção os acusa. É grave, é muito grave, que o senhor bispo acuse publicamente um grupo, aliás restrito, sem especificar. Se o fizesse, prestaria um inestimável serviço ao país, onde a corrupção tomou o freio nos dentes e não se estanca com meias denúncias. Não o tendo feito, colocou o governo inteiro sob suspeita.

Noutros tempos, quando a honradez era uma palavra em uso, o senhor bispo seria convidado pelos atingidos a dizer o que soubesse, e que é suposto não ter ouvido em confissão, sob pena do direito daqueles o convocarem para um duelo se a justiça estivesse, como geralmente está, a dormir.

A alternativa não seria aquela que conduziria à sentença mais justa mas pelo menos havia mais tento na língua e menos voracidade dos políticos. Assim, sem justiça desperta nem o receio de um tiro certeiro, estamos condenados a viver numa sociedade onde a honra e a vergonha estão em vias de extinção.

3 comments:

AL said...

Não sei se é verdade mas dizem que depois do almoço e do jantar o Bispo da tropa não atina. Parece que tem uma sede desmedida.

AL said...
This comment has been removed by a blog administrator.
rui fonseca said...

Saiu em duplicado o seu comentário, Caro AL.

Obrigado pelo seu parecer.