Thursday, June 14, 2012

GOOD BYE SPAIN

À primeira vista a mensagem poderia resultar do aperto financeiro em que se encontra Espanha, e que leva o El País a considerar que o país de se encontra agora perante um novo precipício, em consequência das pressões dos credores observadas após a anúncio do pedido de resgate: "El acoso de los mercados coloca a España ante un nuevo precipicio";
o ministro das Relações Exteriores, García-Margallo a afirmar que o futuro do euro joga-se por estes dias, talvez nas próximas horas; (uma afirmação desastrada porque,  por ser pública, só pode contribuir para a derrocada que Gargallo supostamente quererá evitar). 
e o ministro das finanças, Luís de Guindos a admitir que a pressão sobre a dívida não é sustentável por muito mais tempo.
.
Por outro lado, Rubalcaba, o lider socialista, adverte o governo e a UE: "restam poucos dias para actuar" e afirma que Rajoy tem razão quando pede o apoio do BCE.



E, no entanto, o pano enorme pendurado no estádio de Vicente Caldéron por adeptos catalães que assistiam ao jogo entre Barcelona e Atlético de Bilbao para a disputa da Taça do Rei, reclamava "We are nations of Europe". Os mesmos adeptos assobiaram o hino de Espanha, ouvido, como é tradição, antes do início do encontro, de tal forma que a TVE se viu obrigada a censurar a transmissão em directo e a transmitir o hino em diferido.

A Espanha foi sempre um puzzle de nações. Os movimentos autonomistas ou independentistas, abafados durante a ditadura franquista, ganharam ânimo suficiente para garantirem a autonomia que algumas não souberam usar e que hoje enfrentam hoje sérios problemas de solvência financeira.

García-Margallo avisou, a propósito destes incidentes, que repetiram os observados em Valência na edição anterior da Taça do Rei, que os mercados valorizam estes movimentos e isso reflecte-se na desconfiança que a alta de juros exprime.

"We are nations of Europe", uma pretensão que pode transformar-se numa ironia trágica.   

---
Act. - A Catalunha é a região autónoma mais endividada de Espanha. Seguem-se Madrid e Valência. 

No comments: