Tuesday, May 29, 2012

A VOLTA DOS CORONÉIS

- Como é que a Grécia pode sair do euro?
- A Grécia não sai do euro. Os gregos querem continuar com o euro. Até Alexis Tsipras diz que quer manter a Grécia no euro.
- É o que ele diz. Mas também diz que vai rasgar os compromissos assumidos no âmbito da ajuda externa. 
- Ele nunca será primeiro-ministro.
- E porquê? Se vencer as eleições, como indicam as sondagens, terá um bónus de 50 deputados, atribuído pela Constituição ao partido vencedor. Se ultrapassar os 33% dos votos, o parlamento grego é composto por 300 deputados, consegue a maioria absoluta. Mas ainda que não atinja os 33% e se fique pelos 30% que lhe dão as sondagens, contará, de longe, com a maior representação parlamentar. Em qualquer caso, o governo que sair das eleições de Junho não pode deixar de contar com o Syriza. 
- Admitamos que será como dizes. Admitamos, então, que ele, como tem prometido, renega a dívida.
O que é que acontece?
- A Merkel tentará convencê-lo a pagar alguma coisa para que a Grécia se mantenha na zona euro. Como nenhum membro pode ser expulso nem decidir sair unilateralmente, haverá negociações e revisão de compromissos. É o que o Tsipras quer. Mas se as eleições forem ganhas por um qualquer dos outros, mais tarde ou mais cedo haverá revisão dos compromissos assumidos com a troika. A Grécia não consegue suportar a carga que lhe colocaram em cima. E que ela deixou. Aliás, passa-se o mesmo com Portugal. A carga é menor mas mesmo assim é insuportável. 
- Mas se a Merkel (isto é, os alemães, porque a Merkel, também ela, dança conforme a música que lhe tocam os eleitores) se a Merkel recusar?
- Teremos o caldo entornado. O Tsipras não pode recuar tudo. Se a Merkel não recuar nada, o rato sem saída, atira-se ao gato. Pede ajuda aos russos (a Putin), sai da NATO, e imprime dracmas. Por exemplo. Temos que admitir que não sendo o tipo tolo de todo terá já pensado em tudo isso.
- A Grécia ficará isolada.
- Por uns tempos. Depois, essa fase de isolamento passa. A menos que ...
- ... a menos que o caos se instale, e voltem os coronéis.
- É uma hipótese. Os norte-americanos não vão ficar especados à espera que os europeus reajam.
Os europeus estão demasiado velhos para reagir. O problema da Europa é a velhice.
- Voltam os coronéis, portanto.
- Já disse. É uma hipótese. Ainda há muitos coronéis na Grécia.   Podemos não acreditar neles, mas que os há, há.

No comments: