Sunday, April 22, 2012

MISTÉRIO PÚBLICO

As sondagens à opinião pública valem o que valem, costumam dizer os desiludidos com os resultados delas, e acrescentan que as únicas sondagens que valem são as que resultam das contagens dos votos nos dias em que há eleições. Outros desiludidos dizem que não governam para ou consoante as sondagens mas vão-se sempre ajustando em função delas. 

Os resultados da sondagem publicada este fim-de-semana no Expresso não espantam : Cavaco Silva vê o seu balanço de popularidade com a situação líquida mais baixa de sempre, Seguro ultrapassa Coelho por ligeira diferença, Portas beneficia da discreta exposição às consequências da crise, Jerónimo e Louçã andam por ali, como sempre, entre o nem bom nem mau, não valem um carapau, sem ofensa ao peixe e desculpas pela tosca rima.

O mais interessante, por ser regra, nestas sondagens é a persistente má imagem  pública das instituições  objecto das sondagens que não se submetem ao voto popular. São elas a Assembleia da República (popularidade 1, ligeiramente acima da linha de água), o Governo (-16,7, que pode justificar-se pelas medidas de austeridade), os Juízes (-17,3) e o Ministério Público (-22,2).

A conclusão mais indiscutível desta e das sondagens precedentes é esta: a Justiça continua a perder confiança dos portugueses e ninguém mexe uma palha para inverter este descrédito público que corrói inexoravelmente a democracia e é um dos factores mais determinantes da nossa perda de crescimento económico e social. 

Ainda assim há um aspecto surpreendente na avaliação que os portugueses fazem da Justiça e, em particular, do Ministério Público: Ainda há 17,4% dos inquiridos que dão nota positiva à actuação do MP!
Porquê?
Valeria a pena saber. Como as sondagens não chegam aos fundamentos só podemos especular.

Para muitas pessoas as questões sociais não as motivam a pensar. Por falta de consciência cívica, por desilusão ou até por enjôo, a política e as instituições públicas são-lhes indiferentes ou mesmo repelentes. Não se pronunciam, não discutem, ignoram-nas tanto quanto possível. Quantas, das que responderam ao inquérito, sabe o que é o Ministério Público? Colocados perante a pergunta: Como julga a prestação do Ministério Público, uma parte, que, não vá o Diabo tecê-las, quer estar sempre de bem com todos, diz que sim senhor, é positiva. Porque, convictamente, só os familiares e amigos dos magistrados do MP lhes darão nota positiva e, mesmo assim, am alguns casos deve haver política doméstica de disciplina de voto.

Mas só esse.
Porque como não dependem do voto democrático podem continuar a cair que ninguém os obriga a levantarem-se nem eles fazem por isso. 

No comments: