Friday, April 13, 2012

A CULPA DO SISTEMA



O amigo C.P., diria que a culpa é do sistema.
Se não se muda o sistema não se mudam as suas consequências.

E como se muda o sistema C.P.?

- Só por via revolucionária, nunca por via democrática. O sistema não se modifica por vontade própria, por arrependimento ou por remorso. A democracia reflete os valores preponderantes numa sociedade. Se numa sociedade como a nossa a corrupção não é geralmente condenada pela consciência cívica colectiva, aqueles que sustentam e se sustentam do sistema nunca abdicarão das vantagens que retiram dele ainda que, repetidamente, afirmem publicamente que o condenam.

Mas é nas sociedades onde a democracia atingiu níveis mais elevados de aperfeiçoamento que os níveis de corrupção são mais baixos. Por outro lado, são raras as revoluções que instigaram alterações profundas nos valores preponderantes antes delas acontecerem. O "25 de Abril", por exemplo: Há hoje menos corrupção que antes? As revoluções apenas integram ou reintegram os valores que as espoletaram. Poder-se-á defender que o 25 de Abril foi espoletado por um desejo colectivo incontido de liberdade, ainda que se saiba que teve génese corporativa com intuitos imediatos diferentes; o que nunca se poderá afirmar é que, passados 38 anos, subverteu a escala de valores prevalecentes anteriormente, nomeadamente a anuência à corrupção.

- Daí que seja imperiosa uma revolução diferente, uma verdadeira revolução. O 25 de Abril não revolucionou nada. Devolveu-nos apenas a ilusão de liberdade de que o nosso voto conta.

O nosso voto pode contar. As alterações na escala de valores são lentas mas são perduráveis. Quero acreditar que um dia, só não sei quando, a eleição dos deputados será nominal. Quando o for, não se remediarão todas as debilidades do sistema mas o sistema será mais consentâneo com a vontade global de quem vota. E, então, se aqueles que afirmaram combater a corrupção forem oportunamente denunciados nas suas posições contraditórias, o sistema será pouco a pouco regenerado. Até lá passam impunes empacotados nas listas que os partidos cozinham e apresentam aos eleitores.

- Deixa-te disso:  Os sistemas só se mudam por via revolucionária, nunca por via democrática .... .... .... ... .... .... ....
.... .... ... ..................................................................................................................................................

4 comments:

Banda in barbar said...

exacto a revolução russa mudou completamente o aparelho burrocrático e repressivo do império russo
transformando milhões de brutos analfabetos e iletrados noutros milhares de brutos semi-iletrados que ficaram com o condomínio nacional

e se a corrupção salazarista e o seu estado corporativo eram inermes e nã promoviam a ascensão suci all
a corrupção por via democrática no nosso estado corporativo promove a dita ascenção

nã chega a todas as lojas...mas a evolução leva tempo
quando o regime fizer 100 anos já tá maduro

agora tá na fase da adolescência retardada
como os putes de 38 anos que andam nas manifes
nã nos pagam nã nos pagam

felizmente o systema mudou muito
atão no ministério da injustiça e da induca a são

o SIS tema é sempre um bom bode
ê nã kria iscrivê iste
a culpa é do sistema
o gaijo obrigou-me

rui fonsdeca said...

A Revolução russa de 1917 é um exemplo flagrante de que, após 80 anos de regime dito comunista, as máfias tomaram conta de grande parte da economia e a corrupção foi e é a moeda de transacção dos mafiosos.

Banda in barbar said...

A Revolução russa de 1917 é um exemplo flagrante de que, após 80 anos as mesmas máfias apparatchiks continuam no poder, apesar de alguma ascensão social ao estylo estalinista.

Se bem me lembro em 1988 por um par de Levis ou de calças estylo Chevignon's made in eurropa capitalista conseguiam-se duas semanas de folga no mar de Azov.
Para a península da Crimeia eram 100 dólares (ou 300 rublos eles nã eram esquisitos)

Se um kolkhose precisava de peças, enviava uns cestos de fruta ou um par de mamas a um director regional compreensivo.

A Rússia que agora necessita de um visto de 50 eurros para ser visitada, não é muito diferente da URSS que sacrificou milhares em 86 para não ficar mal vista.

Nenhum sistema governativo, mesmo que meta balas na cabeça dos corruptos e lhes tire os bens para os dar aos corruptos do regime, se isenta da corrupção que cria ao mostrar a impunidade que existe no topo.

Banda in barbar said...

De resto a revolução corporativa que derrubou Ceausescu, substituiu uma data de cúpulas pelos seus subalternos, o pessoal da STASI foi para o underground mas continua no aparelho repressivo do regime, seja como homens de mão, seja como caceteiros políticos autorizados.