Saturday, March 31, 2012

PELOS VOTOS DOS EXCURSIONISTAS

Mais de 30 mil na manifestação das freguesias, juntas pagaram autocarros
Os manifestantes descem a Avenida da Liberdade organizados por distrito.
A manifestação contra a fusão de freguesias, neste sábado à tarde, em Lisboa, está a ser um desfile de diversidade, com ranchos folclóricos, associações culturais, recreativas e desportivas de todo o país. A contabilidade de participantes ainda está por fazer. Boa parte dos 600 autocarros que levaram os manifestantes até Lisboa foram pagos pelas próprias freguesias. (aqui)

Uma das poucas funções das juntas de freguesia é a organização excursionista. Esta manif é mais uma manifestação desta vocação para comprar os votos dos eleitores. Quem é que recusa a oportunidade de uma excursão gratuita à capital? Só quem esteja acamado ou já não saiba às quantas anda.

Insisto nisto: Não mexam nas freguesias nem nos concelhos, a não ser a pedido, mas retirem os honorários aos membros das juntas de freguesia, e reduzam o número dos cargos políticos remunerados nos concelhos a entre 2 e 5 consoante a dimensão dos mesmos. E, então, sim, verificar-se-á se o interesse está do lado dos interesses pessoais dos políticos locais ou dos interesses locais das populações. A única via para pacificamente se proceder à reorganização política do país passa pela eliminação tanto quanto possível dos interesses partidários coniventes com os interesses pessoais dos autarcas.  

No comments: