Thursday, February 23, 2012

A SECA E A ÁGUA ENGARRAFADA

Ontem à noite a TVi transmitiu a última das procissões da novena a orar pela vinda de chuva que faça reverdecer os campos do Alentejo e manter vivos os animais sedentos e famintos. Mesmo quem não seja crente que o alcance da oração possa sensibilizar a providência divina, a esperança daquela gente sem outra esperança abala qualquer coração civicamente vivo.

- Bom dia!
- Bom dia, se não chover!,
foi o diálogo corrente citadino que mais me chocou quando arribei a Lisboa.
Porque quem vive na cidade, e é cada vez maior o número de pessoas em todo o mundo a viver em cidades, não faz, normalmente, a mínima ideia da riqueza que a água representa mas que, por razões várias, é cada vez mais escassa.  

Nada disto tem muito que ver com as contas feitas pela administração da Assembleia da República de que o custo da água engarrafada distribuida a cada deputado em cada sessão parlamentar é 30 vezes inferior que aquele que seria suportado se a água fosse tirada da torneira.  A não ser que, para além da seca, essa sim gravíssima, temos esta seca tonta.

Tenho uma dúvida, para além de todas as que as que se me levantam sobre as contas que a administração da AR fez.

Nunca assisti a um plenário de um parlamento estrangeiro mas recordo-me que os filmes transmitem frequentemente cenas que procuram reproduzir o real. Recordo-me, por exemplo, em "The Iron Lady", que aqueles MP não têm água por perto nem computadores à frente. Vejam aqui, "Related vídeos" 3º. clip ou aqui:



Esta gente, membros do mais antigo parlamento do mundo, é gente menos exigente?

1 comment:

Anonymous said...

Meti na minha cabeça que o Sr. Rui Fonseca é Eng. Mas é invenção minha.Ouvi a notícia da água engarrafada, na assembleia da república e não é 30 vezes mais cara é 300 vezes, ouvi e foi o que eu entendi.
No mes de agosto o Planeta Marte passa perto da terra,dizem que vamos ver duas luas.que não nos mande mais calor,senão vamos mesmo comer torrelos.