Tuesday, November 15, 2011

ESTEJAM À VONTADE!

Se quiserem sair, por favor, não façam cerimónia.

Partido de Angela Merkel aprova moção que permite saída de países da Zona Euro (aqui) sem que essa saída implique a saída da União Europeia.
“Não estamos a expulsar ninguém”, disse o ministro das Finanças Wolfgang Schaeuble, citado pela Bloomberg. “Queremos que a Grécia continue, que todos continuem”. Mas se um país não puder suportar o fardo ou não o quiser suportar e o povo grego tem de suportar um fardo muito pesado, então temos de respeitar a decisão do país”.

A moção aprovada pelos conservadores alemães parece mais óbvia do que na realidade é.
Se há 10 países da União Europeia que não fazem parte da Zona Euro, se um país sai de sua livre vontade da Zona Euro nada, em principio, impede que se mantenha na União Europeia. 

Mas a história pode vir a contar uma história diferente: Um país que seja obrigado pelas circunstâncias, quaisquer que elas sejam, a abandonar a Zona Euro, reoptando pela moeda nacional, será fustigado por uma vaga inflacionista que dificilmente poderá deixar de ser acompanhada por uma restrição à circulação de capitais e à emergência de um mercado negro de divisas, sobretudo euros. Uma e outra destas ocorrências é incompatível com a pertença a uma união de mercado livre.

Não será, portanto, idêntica à situação daqueles países membros da União Europeia mas não membros da Zona Euro a de um membro desta que passe à condição de apenas membro daquela.

E insisto: No caso da Grécia, a saída da Zona Euro, com todas as consequências que essa saída implicaria na vida dos gregos, geralmente já muito complicada, e digo geralmente porque há gregos por onde a crise nunca passará, poderia determinar a aproximação da Grécia aos EUA (hipótese menos provável, se atendermos à condição da Grécia como membro da Nato) ou à Rússia (hipótese mais provável, atendendo à proximidade cultural embebida na igreja ortodoxa ) até como reacção de um povo ferido com a falta de solidariedade europeia que passaria a ser, certamente, o protesto mais proclamado na rua grega. 

Há portas que quando se abrem reatraiem as saídas.

No comments: