Saturday, October 29, 2011

PARA ALÉM DOS PEANUTS

Noticiou a Bloomberg Businessweek (notícia de que me foi chamada a atenção na caixa de comentários aqui) que o BES tinha concordado pagar  uma penalidade de 6,9 milhões de dólares pela venda de milhares de participações em fundos de investimentos não registados na Securities and Exhange Comission.

Muitos dos clientes que compraram esses fundos através do BES são emigrantes portugueses, e foram vendidos entre 2004 e 2009. O BES concordou em pagar 4,95 milhões de dólares de multa e 2 milhões de reembolso das comissões cobradas com as transacções e juros dessas aplicações. Além disso, o BES terá ainda de compensar os clientes pelos prejuízos sofridos num montante que não foi divulgado.

Contactado pela Bloomberg Businessweek, em Lisboa, o BES não confirmou nem desmentiu.  

No domingo passado, o BES tinha concordado pagar 975 000 dólares de penalização imposta pelo Procurador Geral de Nova Iorque e, anteriormente, várias outras penalizações de valores não citados na notícia, nos Estados onde as operações foram realizadas. O BES terá cooperado nas investigações e pretendeu regularizar a situação com urgência.

E a pergunta que me coloca é esta: Por que é que ninguém falou disto?

Não sei. Mas admito que, na confusão de notícias de uma semana a abarrotar delas, esta e outras questões tenham sido consideradas peanuts.

E são.
Porque as grandes manobras bancárias que, em grande medida, contribuiram para o descarrilamento do sistema, não se medem em  alguns milhões de euros. Ou dólares.
E o mais grave é que as condições para a continuação dessas manobras continuam escancaradamente abertas.

As consequêncais dos desastres delas resultantes, já se sabe, são pagas por nós, os contribuintes.
Até quando? Não sei. Eles, os banqueiros, continuam a querer que seja indefinida e ilimitadamente.

1 comment:

Anonymous said...

"...admito que, na confusão de notícias de uma semana a abarrotar delas, esta e outras questões tenham sido consideradas peanuts."

Eu concordaria consigo se os nossos jornais não estivessem pejados de amendoins para os macacos que eles acham que somos.

IsabelPS