Sunday, October 02, 2011

O OURO E O EURO

A crise do euro anda anunciada por toda a parte, aliás, muita gente sabida anda a rezar-lhe pela alma desde que ele nasceu. E, no entanto, ele continua firme mesmo quando o sistema bancário é abalado pelo descontrolo, que ele mesmo promoveu, de algumas dívidas soberanas. Relativamente ao dólar, a divisa de referência ainda mais usada nas transacções internacionais, o euro vem-se mantendo desde o seu lançamento, salvo um período quase inicial relativamente curto, bem acima da moeda norte-americana. Se os investidores não são generalizadamente tontos, o desaparecimento do euro não acontecerá nos tempos mais próximos.

Dos 27 países membros, 10 não aderiram ainda à zona euro, mas destes, 4 têm o valor das suas moedas ligadas ao euro. Das 6 restantes, a libra enleou-se ao euro nos últimos doze meses (aqueles em que a crise do euro tem sido mais badalada) entre um mínimo de 0,830 e um máximo de 0,905 EUR/GBP, e uma desvalorização do euro de apenas 1,3% no período considerado; a coroa sueca flutuou entre 8,70 e 9,40 EUR/SEK e uma variação quase nula; contra a coroa checa, entre 23,99 e 25,36 EUR/CZK, e uma variação quase nula; contra o florint hungaro, entre 262,46 e 294,5 EUR/HUF e uma valorização de 7% ; contra o zlot polaco, entre 3,84 e 4,52 EUR/PLN e uma valorização de 25%; contra o leu romeno, entre 4,06 e 4,36 EUR/RON e uma valorização de 1,6%; Conclusão: Com excepção da Polónia, todos os países membros da UE não membros do SME, Reino Unido, incluido, têm as suas moedas ancoradas ao euro em situação de crise do euro.

Contra as moedas de refúgio: duas moedas fortes europeias de países não membros da UE - Noruega e Suiça - a coroa noruegesa flutuou entre 7,50 e 8,20 EUR/NOK e uma desvalorização do euro de 13% ; o franco suíço, que se colou ao euro recentemente por razões de defesa de competitividade da economia suiça, e que apanhou muita gente desprevenida, flutuou entre 1,02 e 1,37 EUR/CHF e o euro desvaloriza 10%. Contra o Yen japonês, entre 101,27 e 123 EUR/JPY e uma desvalorização de 10%. Contra o dólar, entre 1,289 e 1,484 e uma desvalorização de 2,8% .

Se alguns dos mais abonados foram apanhados desprevenidos com a desvalorização súbita do franco suíço, aqueles que se refugiaram no ouro acabam de apanhar um balde de água fria. Há dias, Odyssey Ocean, uma empresa dedicada à caça de tesouros, encontrou ao largo da Irlanda um barco afundado em 1941 com 220 toneladas de prata a bordo, afundando as cotações do ouro.  Conclusão: Não há, definitivamente, nenhum refúgio seguro.

Segundo o FT de hoje, "Investors discovered that, in an interconnected world, all assets move together in a crisis. Just as in 2008, traders who had borrowed or used futures to invest in, say, shares or copper, last week had to stump up more cash to back the loans as prices fell. To raise money, they turned to the one part of their portfolios showing a profit – and that meant selling precious metals, hurting their price".

Mas, ainda segundo o articulista do FT, há quem não duvide que o ouro voltará a subir e chegará aos 2000 dólares/onça.
.
A menos que a Odyssey Marine lhes baralhe outra vez os prognósticos.

No comments: